Os corredores brasilienses aguardam ansiosamente pelo momento em que poderão percorrer as principais vias da cidade durante a Maratona Brasília, que acontece no dia 21, aniversário da cidade.
O retorno da tradicional maratona é animadora e mesmo quem vai fazer os circuitos menores, de 5km e 10km, tem a chance de ver os monumentos da cidade, como o Palácio do Buriti, onde acontece a largada, e a Catedral Rainha da Paz.
O evento, é claro, também inspira os atletas a tirarem fotos durante o percurso e pedir que amigos e parentes registrem o momento especial. E todos querem sair bonitos nas fotos! Aqui entra o questionamento, como me sentir bonita ou bonito durante uma atividade física?
A treinadora Márcia Rosa ensina. O primeiro ponto, de acordo com a especialista, é o conforto. Disso não há como escapar. "Para se sentir bem e com a autoestima lá em cima, é impossível não considerar o conforto."
E se engana quem pensa que qualquer peça fitness é adequada para a prática da corrida. Um dos primeiros aspectos a se considerar é o tipo de costura. Márcia explica que, nas roupas próprias para corredores, elas precisam ser mais suaves e posicionadas de forma que não fiquem roçando no corpo do atleta durante o movimento.
Outro ponto fundamental é a sustentação e a compressão. No caso das mulheres, os tops que ajudam a manter os seios mais firmes e próximos ao corpo são os ideais. Vanessa Kotters, porta-voz da Authen, marca especializada em roupas fitness, explica que os movimentos repetitivos dos braços e das pernas durante a corrida podem causar trepidação muscular. Nesse caso, a compressão é uma grande aliada e auxilia no retorno venoso. Em seguida, vem a preocupação com o atrito. É necessário priorizar peças que não vão causar desconforto embaixo dos braços ou entre as coxas.
Calor ou o frio?
Sabemos que em Brasília o tempo pode mudar a qualquer momento e ninguém quer ser pego de surpresa durante um percurso de 42km. Os tecidos mais indicados para corrida são a poliamida e o poliéster. Com fibras leves e de secagem rápida, eles não permitem que a peça fique molhada ou pesada ao absorver suor ou mesmo chuva.
Para escapar da chuva mais intensa ou dos ventos, jaquetas quebra-vento e repelentes à água são ótimas alternativas. Vanessa explica que a maioria dos modelos é feita com tecidos leves e dobráveis e, quando não estão sendo usadas, podem ser guardadas em um bolso, sem ser um peso a mais para o atleta.
Muitas dessas peças contam ainda com proteção UV, importantes para quem vai correr debaixo do sol e suar, já que, mesmo usando protetor solar, as queimaduras podem acontecer.
Pensando nesses pontos, garantimos o conforto. Já a praticidade fica por conta dos diversos modelos de shorts ou calças para corrida com uma infinidade de bolsos, preparados para guardar o celular, as barras de cereal e o gel que os atletas costumam consumir durante as provas. Justos e bem adaptados ao corpo, eles não permitem que os objetos balancem, causando desconforto ou incômodo durante a atividade.
A psicóloga Tharsila Marques Vieira Pinto, 38 anos, correndo desde os 22 e está animada para o percurso. Quando começou a praticar corrida, o intuito era melhorar a qualidade de vida e, desde então, o exercício trouxe inúmeros benefícios para ela, que afirma que o simples fato de participar do circuito é um up na autoestima.
Preparando-se para fazer 5km na Maratona Brasília, ela conta que escolher as roupas, a meia, combinar as cores e decidir como vai prender o cabelo são momentos que fazem parte do seu processo de preparação para a atividade. "A gente escolhe os óculos e vai combinando tudo um dia antes, isso já ajuda na concentração e a entender que, no dia seguinte, seu corpo vai passar por uma atividade mais intensa", acredita.
Depois de muitos anos de experiência, Tharsila é criteriosa na hora de comprar peças de corrida. Já tendo sofrido com diversas assaduras, tanto na virilha, quanto nas coxas e embaixo dos seios, ela fica atenta a cada detalhe do short e do top que vai usar. Normalmente, prefere bermudas pretas e com muitas opções de bolso. Assim, pode investir em meias coloridas e ousar um pouco mais nos tops e nos óculos.
Um tcham no visual
Na hora de dar um up no visual, Vanessa Kotters sugere investir nas estampas, em meias coloridas e diferentes e em uma viseira de uma cor mais forte. Márcia Rosa vai um pouco além e aconselha as mais vaidosas a usarem pequenos brincos ou anéis, desde que não atrapalhem a performance. As cores mais chamativas, como laranja, rosa e verde fluorescente são as apostas da treinadora para quem quer chamar atenção com o look.
"A ousadia combina com corrida e se a pessoa for se sentir bem daquela forma sem atrapalhar a prática, por que não? Hoje, existem marcas de maquiagem específicas para correr, são à prova d'água e garantem um rosto lindo na linha de chegada", completa Márcia.
Saiba Mais
Corra, brasiliense, corra
Em 21 de Abril, dia do aniversário de Brasília e do Correio Braziliense, a Maratona Brasília estará de volta ao calendário esportivo do Distrito Federal. O evento pretende abrir espaço para a nova geração de corredores da cidade, com percursos de 5km, 10km e 42km. E, para possibilitar que mais atletas completem o circuito, os 42km poderão ser realizados por dois participantes, cada um percorrendo 21km.
Os inscritos terão direito ao kit da corrida composto de uma camiseta, um número de inscrição, uma ecobag e uma medalha de participação. Os vencedores de todas as modalidades receberão troféu. Realizada pelo Correio, com o patrocínio do Atacadão Dia a Dia, da Fecomércio e da Brasal e apoio do Sigma, a Maratona Brasília será um presente de aniversário para os brasilienses, uma festa cheia de atrações para os participantes e seus familiares.
Programe-se
Maratona Brasília
Data: 21 de abril (sexta-feira)
Horários: aquecimento, às 6h30, e largada, às 7h
Local da largada: em frente ao Palácio do Buriti
Percursos: 5km, 10km e 42km (solo ou revezamento de 21km cada)
Inscrições: www.correiobraziliense.com.br/maratonabrasilia2023
Kit corrida: camiseta, medalha, número de peito, ecobag em algodão e braçadeira porta celular
Valor da inscrição individual: até 19 de abril, R$ 90 público geral; R$ 67,50 para assinantes do Correio*
* Desconto de 25% sobre o valor do público geral válido para as 200 primeiras inscrições mediante a inserção do código promocional no site www.centraldacorrida.com.br/maratona-brasilia-2023.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.