Beleza

Uma cor para cada fio: cabelo arco-íris faz sucesso no mundo dos jovens

Ferramenta utilizada para expressar estilo e personalidade, os cabelos coloridos entram em alta, agora, com a tendência arco-íris. Veja os cuidados na hora de aderir à tendência

Letícia Guedes*
postado em 06/04/2023 12:05 / atualizado em 06/04/2023 12:06
 (crédito: Arquivo pessoal )
(crédito: Arquivo pessoal )

Num mundo tão rico em diferentes personalidades, atitudes e formas de se expressar, as cores são poderosos elementos para exprimir estilo. Seja nas peças que compõem o look, nos acessórios escolhidos para enriquecer a aparência, na maquiagem, seja até mesmo nos fios de cabelo.

Há alguns anos, a moda dos cabelos coloridos, e digo colorido mesmo, em tons de azuis, rosas, verdes e outras infinitas cores, conquistou espaço e estabeleceu-se como ferramenta àqueles que buscam transparecer personalidade antes mesmo de falar qualquer coisa. Para além do círculo adolescente, as madeixas coloridas passaram a ser adotadas por pessoas de todas as idades.

O interessante dos fios coloridos, além da autenticidade e do destaque que entregam, é a variabilidade de opções para combinar. Eventualmente, surgem tendências diferenciadas que viram febre — tons pastéis, mechas fluorescentes e cabelo galáxia são apenas algumas das diversas trends em que o cabelo colorido já estrelou. Para 2023, o cabelo arco-íris promete ser sucesso.

Cabelo arco-íris, ou rainbow hair, é o nome da técnica em que o cabelo é dividido em várias mechas e tingido com várias cores diferentes. Rangel Portela, cabeleireiro especialista em colorimetria criativa e corte, já trabalhou com a técnica inúmeras vezes e explica um pouco sobre o processo de criação.

 Cabelo arco-íris feito por Rangel Portela
Cabelo arco-íris feito por Rangel Portela (foto: Arquivo pessoal )

“Construir um cabelo arco-íris é demorado, dá bastante trabalho, porque, antes de tudo, a gente precisa descolorir o cabelo e deixar uma base bem clara para que todas as cores fiquem bem nítidas. Leva, em média, de cinco a seis horas, mas, dependendo do cabelo, pode levar até mais tempo. Já teve cabelo que eu levei 10 horas para fazer. É bem trabalhoso, mas o resultado é bem satisfatório.”

Independentemente da faixa etária, os cabelos coloridos são instrumentos para criação de estilo próprio. Com as mais variadas cores de pigmentos existentes no mercado, é possível escolher o tom que condiz exatamente com a identidade visual buscada. Rangel acredita que, desde que seja feito de forma bonita, todo mundo pode usar a cor que preferir.

O cabeleireiro conta que também realiza a técnica em crianças e que elas amam. "As crianças adoram! Geralmente, as tintas coloridas são máscaras hidratantes com pigmento, então elas podem ser usadas em crianças, porém a gente precisa descolorir antes, então, dependendo da idade da criança, se for uma criança muito nova, eu sempre opto por fazer uma descoloração que não tenha contato com o couro cabeludo, porque, assim, não tem problema e pode ser feito tranquilamente.”

Ana Valéria Medeiros, estudante de psicologia, foi ao salão recentemente aderir à técnica dos cabelos coloridos. Ela conta que o cabelo arco-íris era um sonho de infância e que, agora, que conseguiu ter o seu próprio dinheiro, não pensou duas vezes antes de ir ao espaço de beleza para realizá-lo. Ana confessa que demorou um pouquinho para se acostumar, mas que não houve arrependimento. Longe disso, ela amou o resultado. “Eu amei demais, finalmente me senti eu mesma”, relata.

 

A estudante Ana Valéria realizou  seu sonho  de criança: ter cabelos  colorido
A estudante Ana Valéria realizou seu sonho de criança: ter cabelos colorido (foto: Fotos: Arquivo pessoal )

No mundo masculino


Na contramão do que algumas pessoas costumam acreditar, os cabelos coloridos não são moda apenas no universo feminino. Na última semana, Vanilson da Silva, dono da barbearia Detroit, @barbeariaadetroit, exibiu, nas redes sociais, o resultado do cabelo arco-íris que realizou em um frequentador da barbearia.

Luiz Felipe Oliveira exibe seu cabelo arco-íris
Luiz Felipe Oliveira exibe seu cabelo arco-íris (foto: Arquivo pessoal )

O profissional explica que o modelo é muito pedido pelos clientes e que as idades são diversas: "A frequência dos clientes que pedem esse tipo de cabelo é, mais ou menos, semanalmente, quinzenalmente… Geralmente os clientes têm entre 12 a 30 anos e gostam de aderir ao estilo diferenciado”.

Sobre os cuidados com os fios, o especialista explica que é necessário manter a hidratação em dia para que não haja problemas. “Fazer, pelo menos, uma hidratação por semana, porque o cabelo passa por um processo de despigmentar o fio, para poder entrar com a cor que o cliente quer, é o ideal para mantê-lo bem saudável.”

Os perigos da descoloração caseira


José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e diretor Clínico da clínica Dermagynus, esclarece que, ao fazer uma descoloração em casa, há dois grandes riscos: fratura do cabelo e dermatite de contato.

A fratura do cabelo acontece quando os fios não estão saudáveis, eles podem se quebrar ao meio e, dependendo dos casos, levar de um a dois anos para o cabelo se recuperar.

A segunda situação é a de ocorrer um quadro de dermatite de contato. “Você tem um produto químico, ele agride a pele e vai formar uma irritação forte, podendo levar, em alguns casos, à formação de bolhas”, detalha. O especialista explica que, nesse caso, não há outra alternativa que não seja procurar o médico imediatamente, pois, a depender da gravidade, essa queimadura poderá levar à perda total do cabelo.

“Então, os cuidados principais para você descolorir incluem saber se o seu cabelo está saudável, porque, quanto mais saudável ele estiver, menos riscos você terá de ter algum desses efeitos”, aconselha o profissional.


Dicas preciosas pós-coloração


- Lave os cabelos com água fria
- Utilize xampu sem sulfato
- Siga um cronograma de tratamento indicado pelo profissional
- Sempre que recorrer a ferramentas térmicas, como secador, chapinha ou babyliss, use, previamente, um leave-in com proteção térmica
- Lave os fios, no máximo, três vezes por semana
- Evite molhar os cabelos na água da piscina, pois, geralmente, ela contém uma alta quantidade de cloro e outras substâncias químicas que podem ser prejudiciais para um cabelo descolorido

Fonte: Rangel Portela, @rangelportelahair, cabeleireiro especialista em colorimetria criativa e corte

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Luiz Felipe Oliveira exibe seu cabelo arco-íris
    Luiz Felipe Oliveira exibe seu cabelo arco-íris Foto: Arquivo pessoal
  •  Cabelo arco-íris feito por Rangel Portela
    Cabelo arco-íris feito por Rangel Portela Foto: Arquivo pessoal
  • A estudante Ana Valéria realizou 
seu sonho 
de criança:
ter cabelos 
colorido
    A estudante Ana Valéria realizou seu sonho de criança: ter cabelos colorido Foto: Fotos: Arquivo pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE