No universo da moda, as tendências são, em muitos momentos, eleitas por meio daquilo que é apresentado nas passarelas; às vezes, com peças mais contemporâneas e, em outras ocasiões, resgatando aquilo que foi trend décadas atrás. De tempos em tempos, somos surpreendidos com itens que não víamos há anos sendo usados e postados por várias celebridades nas redes sociais. Um clique aqui, outro ali, e, de repente, todo mundo está usando aquilo que já foi moda, mas tornou-se démodé tempos depois. Um conceito que explica isso muito bem é o da moda cíclica, que fala sobre reviver trends do passado com pequenas atualizações para encaixá-las na atualidade. Isso tem acontecido muito.
O colete de tricô é um bom exemplo para o conceito da moda cíclica. A peça existe há décadas e foi, por muito tempo, resumida a vovôs, que combinavam o suéter com calças de alfaiataria e boinas. Entretanto, isso mudou no início de 2021, quando a peça entrou em alta e invadiu o closet de muita gente. O suéter sem mangas entrega conforto, por meio das lãs, e muito estilo, com diversas estampas e cores.
Louback Jacoby, estilista e empresária no mercado de moda feminina, explica que o colete tem várias funcionalidades, além de ser uma ótima escolha para épocas de clima ameno. “É um curinga, a peça é uma ótima opção para arrematar uma produção de meia-estação, como o outono.”
Ótimo dueto
Adorno versátil, que pode ser utilizado como sobreposição ou embarcar solo no look, o colete de tricô faz uma ótima dupla com diversas peças. A estilista explica que o suéter sem mangas não precisa ser usado necessariamente no inverno, e dá, ainda, dicas de como montar composições em outras estações. “Pode-se usar o colete fora do inverno também, com certeza. Podemos fazer composições com peças mais leves e também com minissaias e minishorts, ele não precisa ser usado apenas com calças”, orienta a profissional de moda.
Em ambientes diversos
A peça pode ser encontrada em diversas versões: lisos, estampados, com cores vivas ou neutras, tem para todos os gostos e ocasiões, basta escolher o que melhor se adequa à personalidade. “Cores e estampas são muito pessoais, de acordo com o corpo de cada um e com o estilo que o usuário vai montar”, afirma Louback Jacoby.
Amanda Barradas, estudante de comunicação social, conta que usa a peça para compor looks que se encaixam em diversas ocasiões: "Gosto bastante de usá-lo para ir trabalhar, ir à faculdade, mas já usei até para sair à noite. Fica super arrumadinha e numa vibe colegial sem ser infantil”.
No armário de celebridades
Karen Jonz, primeira brasileira campeã mundial de skate vertical, costuma criar suas próprias peças de tricô. A atleta explica que a avó a ensinou a tricotar ainda quando criança e que considera o ato um momento de relaxar. “Encaro bastante como terapia. Eu acho que tem uma força do feminino também, do cuidado de tecer, de criar algo do nada, que, para mim, é muito importante.”
Nas redes sociais de Karen, é possível encontrar registros de diversas composições com peças de tricô, mas a atleta explica que cria apenas para ela e para a família, e que nunca pensou em encarar o hobby como um negócio. “Faço as peças apenas para mim e para a família, não gosto de botar pressão. Já tenho
muita pressão em outras áreas”, declara a atleta.
“Enquanto estou tricotando me pego jogando sentimentos bons na peça, tipo um amuleto de proteção. Adoro fazer e usar coletes porque é fácil, rápido e fico bem quentinha”, explica Karen.
Outfit perfeito
— Evite usar peças amplas e sem formas
— O conjunto pode ser composto na parte de baixo com couro fake, alfaiataria e
jeans
— Peças no tecido xadrez são lindas, além de que essa é a estampa oficial em
dias mais frios, bastante clássico
— Para um look mais casual: aposte em uma camisa/chemise oversize branca,
tênis e uma linda bolsa baguete colorida
— Caso queira uma proposta mais sexy: short de couro fake é o ideal. Para
trazer um toque ainda mais estiloso para o look, aposte em acessórios, uma
meia calça preta e coturno nos pés
— Se o objetivo é sofisticação, lembre-se de que o monocromático deixa
qualquer produção ainda mais elegante
— Na moda masculina, também é possível trazer diferentes propostas, como calça em alfaiataria para um ambiente mais formal e bermudas ou jeans para algo mais descontraído, os acessórios,como boinas, bonés, cintos, ecobags, também fazem parte dessa composição, e muda total a proposta do look. Use sua criatividade!
Fonte: Rebeca Martins, designer de moda
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.