Os cuidados com o corpo, rosto e os cabelos fazem parte da rotina de milhares de brasileiros, entre homens e mulheres. No entanto, existem muitas "técnicas" sugeridas nas redes sociais ou por amigos no dia a dia que não são eficazes. Esses "métodos" têm objetivos diversos como ajudar no visual, cuidar melhor da pele e tratar os cabelos a partir do uso de materiais que costumamos ter em casa.
A fim de entender ao certo quais métodos de beleza facial, corporal ou capilar são realmente eficazes e quais não funcionam — e que podem até mesmo ser perigosos — , o Correio conversou com a Dra. Fernanda Seabra, dermatologista especialista em cirurgia micrográfica de mohs e com João Gabriel Nunes, médico tricologista, membro da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC) e fundador do Centro Médico Capilar.
- A vaidade deles: homens buscam autocuidado com a pele e a própria beleza
- Skincare e foco em simplicidade são prioridades na beleza
- Os hábitos de autocuidado e rituais de beleza que herdamos de nossas mães
Os especialistas classificaram em verdade ou mito algumas das técnicas caseiras de beleza mais conhecidas. Confira:
Cuidados com a pele
- Limão na axila para tirar mau cheiro
Mito. O limão não resolve o mau cheiro das axilas, e o uso na pele pode causar manchas escuras na pele e até queimadura de segundo grau se existir exposição solar após seu uso e não retirada completa.
- Café e açúcar como esfoliante
Mito. Ficou muito popular o uso de café para esfoliar a pele do rosto visto que é um produto extremamente acessível. Mas afinal, faz bem ou mal para nossa pele? O café que temos em casa foi processado para fins alimentícios, e os graus podem ser abrasivos visto que o café moído podem apresentar áreas pontiagudas causando com isso microfissuras na pele, o que pode ser porta de entrada para bactérias, irritação da pele e dermatite de contato!
E o açúcar? Também não é recomendado para esfoliar a pele do rosto, pois pode causar irritação, micro fissuras e dermatite de contato.
- Abacate ou mamão como máscara
Verdade. É recomendado aplicar as frutas na face à noite, para que a acidez natural do alimento em contato com o sol não prejudique a pele. O abacate, além de hidratante, é um ótimo antioxidante. O mamão é rico em vitamina A e C, ajuda no tratamento de acne e age como peeling leve.
- Rodela de pepino para minimizar as olheiras
Verdade. O pepino é rico em potássio, o que ajuda na flexibilidade muscular e elasticidade das células. Ao ser usado frio pode promover vasoconstrição dos vasos das pálpebras reduzindo o inchaço das mesmas. Ele age como calmante e hidratante na área Palpebral.
- Café com mel para acne
Mito. Como relato antes, o café moído para uso alimentício apresenta áreas pontiagudas que podem causar ranhuras na pele, e a associação ao mel pode aumentar a oleosidade da pele.
Desse modo, além de aumentar a chance de infecção, também aumenta o sebo que prejudica o tratamento da acne.
- Comer alimentos alaranjados para acelerar o bronze
Verdade. O betacaroteno é um pigmento encontrado em vegetais de cores vibrantes que vão do amarelo ao vermelho e em folhas verdes escuras. Essa substância é convertida em vitamina A pelo organismo e tem propriedades antioxidantes. Além disso, o betacaroteno estimula a produção de melanina, pigmento que dá cor à pele e protege contra os efeitos negativos da radiação solar, favorecendo o bronzeamento saudável.
Cuidados com o cabelo
- Máscara à base de creme de abacate com mel para hidratar o cabelo
Verdade. Além de hidratar, o creme de abacate também nutre os fios. A fruta é rica em gordura saudável, a mesma encontrada no azeite de oliva, em algumas vitaminas e minerais. Esse conjunto de nutrientes emolientes, ajuda a manter a fibra mais jovem, resistente e hidratada. Assim como o abacate, o mel tem muitos nutrientes que ajudam a hidratar e recuperar danos causados nos fios. Tem ação antioxidante e propriedades que ajudam a repor a água perdida dos fios controlando o frizz, deixando- os com mais brilho e fáceis de pentear.
- Lavar a cabeça diariamente estraga a raiz? É verdade que ela não tem tempo para secar?
Mito. Lavar o cabelo diariamente é uma prática saudável, principalmente para os cabelos oleosos. Manter uma higienização frequente evita doenças no couro cabeludo. Em casos de cabelos secos ou danificados, é recomendado lavá-los em dias alternados. A raiz do cabelo leva em média 2 horas para secar, o clima pode interferir para mais ou menos. Em climas frios, o ideal seria utilizar secador com proteção térmica
- Os cabelos caem mais quando lavados com água quente?
Mito. A temperatura no cabelo não interfere no ciclo capilar e nem no aumento da queda, mas a alta temperatura da água diretamente no couro cabeludo pode ressecá-lo e como efeito rebote, o excesso de oleosidade.
- Pintar o cabelo faz com o que os fios fiquem brancos?
Mito. O uso de coloração ou tonalização não estimula os fios brancos, os quais são definidos pela genética e não por ação química.
- Usar boné faz cair os cabelos?
Mito. O boné ou outros tipos de cobertura não provocam queda capilar e nem calvície como muitos pensam.
- Tingir os fios pode danificá-los?
Verdade. Tingir, descolorir ou alisar pode trazer algum tipo de dano aos fios. Porém, o cabelo está sempre em crescimento e se o fio não estiver aguentando o processo, é melhor interromper a química e cortar até se livrar da parte danificada.
- Deixar o cabelo molhado faz com que os fios caiam?
Mito. Os cabelos molhados ficam mais frágeis e podem quebrar, mas não interferem no ciclo capilar ou na queda.
- Camomila para clarear o cabelo
Verdade. A ação da camomila em cabelos naturalmente claros, pode realçar a cor. Aplicar o chá concentrado e expor ao sol por 20 minutos pode causar uma leve clareada.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.