Jornal Correio Braziliense

Beleza

À moda antiga: a viagem e a nostalgia das unhas retrô

A esmaltação se tornou uma verdadeira obra de arte. A tendência, agora, é buscar referências em décadas passadas

Inspirações cada vez mais antigas são procuradas para estilizar as mãos. Nessa busca, vale usar cortes, tons e texturas de diferentes décadas. Esse é o conceito das unhas retrô. Por meio da nail art, são utilizadas cores e estampas que representam fortemente alguma época, mas também pode haver misturas entre décadas ou com desenhos e preferências pessoais... enfim, tudo é válido, mas com toques vintage presentes.

Os formatos de unha mais utilizados são o amendoado e arredondado, que remetem muito ao passado. "A unha quadrada foi muito utilizada nos anos 1990, mas, mesmo que seja uma tendência desta época, ainda se pede muito mais a arredondada, até porque quebra com menos facilidade", diz Bruna Carone, empresária do salão Que beleza Salão, especializado em unhas nail art.

Talita Labibe, manicure especializada em nail art, também diz que o formato amendoado deixa a mão com um aspecto mais alongado e elegante, ainda mais em conjunto com a cor "vermelho aberto", que sempre foi um clássico.

O espaço da Bruna foi montado para diversificar o mundo das esmaltarias e trazer a nostalgia de um quarto adolescente dos tempos mais antigos. Poucas pessoas faziam esse estilo de unha quando abriu o negócio, em 2019, e funcionou muito bem. "No mercado das unhas hoje, com informações constantes e tendências que mudam com muita rapidez, consigo visualizar que todas as décadas estão fortes e, especialmente, um estilo específico de cada década."

Paletas variadas de cores e estampas animais também são muito pedidas pelas clientes, como afirma Talita. "Pode ser uma unha de cada cor, paletas de cores que combinem com as vestimentas da pessoa e por aí vai!", detalha.

Anos 1960

Bruna Carone explica que as clientes, ao procurarem o estilo, definem a paleta de cor e a estampa, que, geralmente, não são iguais e simétricas. "Por exemplo, nos anos 1960, tem o 'twiggy style' — estilos mais retos e tons vibrantes, como amarelo, rosa pink, azul turquesa e verde, com estampas geométricas saem muito."

Que beleza Salão - Formatos geométricos dos anos 1960, fazendo uma mistura com desenhos atuais

Anos 1970

Já na década seguinte, o estilo hippie é a base desse modelo de unha — cores psicodélicas, ondas e flores marcantes do período e do movimento, como diz Bruna. Tons muito vibrantes, neste momento, vêm para contrapor o momento mais calmo dos anos anteriores. As referências mais pedidas à manicure Talita Labibe são justamente dos anos 1970, por terem esse excesso de cor e estampas.

Que beleza Salão - Inspiração dos anos 1970, uma paleta de cores vibrantes e assimétricas

Anos 1980

Os anos 1970 deram o pontapé para o brilho metálico da década seguinte. "Nos anos 1980, temos muito brilho, o globo que gira, a 'discotecagem', pós brilhantes que dão um toque diferente. Está saindo muito metalizado e neon, que são as cores mais marcantes", conta Bruna.

Que beleza Salão - A referência ao brilho do globo cintilante dos anos 1980

Dos anos 2000 aos tempos atuais

"Nas inspirações dos anos 1990 a 2000, é muito forte o brilho cintilante. Até um tempo, era considerado meio brega, mas hoje sai bastante", comenta Bruna. Mas o que fazer para que essas unhas fiquem com o toque moderno dos dias atuais?

Depende de uma tecnologia adequada para a produção desse tipo de unha, ela vai definir a duração e a vibração das cores. "Trabalhamos muito com a esmaltação em gel. A cliente pode ficar com as unhas coloridas por até 20 dias, sem descascar ou perder o brilho, e com as unhas naturais crescendo saudáveis", explica a nail designer.

Que beleza Salão - Entre os anos 1980 e 1990, unhas com brilho extremo voltam a ser pedidas

E para as pessoas que são mais simples e gostam de ousar de vez em quando, também existem possibilidades. "Quando você vê que a cliente está inspirada pelo meio em que vive, mas, ainda assim, é mais simples, pegamos cores básicas e adaptamos para algo mais discreto, mas sempre com essa referência retrô", afirma Bruna.

Marca da personalidade

Carol Jaborandy, publicitária de 31 anos, diz que na hora de fazer as unhas se inspira muito nos anos 1960 e 1990, por gostar do brilho e das formas geométricas, e acaba ficando longe das unhas convencionais. "Eu acompanho muito a cultura coreana e vi muitos artistas usando, tanto mulheres quanto homens, e me senti muito influenciada."

Arquivo pessoal - Carol Jaborandy arrasando com as unhas inspiradas nos anos 1960, mas com cores super vibrantes de verde e roxo

Ao sair do lugar-comum, Carol conta que sua autoestima aumenta bastante. Colocar cores iguais sempre a deixam com tédio. Ela acha interessante como essa forma de arte pode complementar e comunicar o estilo pessoal. "Acredito que seja uma forma de expressar quem sou. As unhas só completam o que eu quero passar com as roupas que uso e o que quero comunicar sobre mim para o mundo."

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Que beleza Salão - A referência ao brilho do globo cintilante dos anos 1980
Que beleza Salão - Unha entre as décadas de 1970 e 1980, com cores menos fortes
Que beleza Salão - Conhecida como francesinha invertida, a técnica foi muito usada nos anos 1920, 1930 e 1960
Que beleza Salão - Entre os anos 1980 e 1990, unhas com brilho extremo voltam a ser pedidas
Que beleza Salão - Formatos geométricos dos anos 1960, fazendo uma mistura com desenhos atuais
Arquivo pessoal - Carol Jaborandy arrasando com as unhas inspiradas nos anos 1960, mas com cores super vibrantes de verde e roxo
Que beleza Salão - Inspiração dos anos 1970, uma paleta de cores vibrantes e assimétricas
Que beleza Salão - Formas geométricas dos anos 1960 e flores dos anos 1970: a mistura está com tudo
Que beleza Salão - Entre os anos 1980 e 1990, unhas com brilho extremo voltam a ser pedidas