Como manda a tradição, o mês de fevereiro foi tomado pelos eventos de moda mais importantes do mundo. De Nova York a Paris, as passarelas espalhadas nas capitais da moda deixaram claro o que será tendência nas próximas estações. Em Milão, o evento contou com a presença de marcas de grife como Prada, Armani e Chanel. Entre 21 e 27 de fevereiro, diversas celebridades reuniram-se para apreciar o evento e, figuras brasileiras, como Bianca Andrade (Boca Rosa) e a cantora Iza também estiveram presentes.
Entre as várias tendências apresentadas no desfile, os looks compostos por rendas ganharam destaque. Seja na passarela, seja no traje de quem assistia, a renda marcou presença e deixou o recado bem claro: ela tá de volta! A cantora Dua Lipa concentrou flashes e tornou-se um dos assuntos mais comentados nas redes sociais após ir à apresentação da GCDS utilizando um macacão de renda preto repleto de transparência.
Mábel de Bonis, designer de moda e CEO da Fashion Campus, aposta na renda como segunda pele e, ainda, como terceira peça nas composições. Para ela, o tecido sempre agrega luxo. "É importante destacar os diversos tipos existentes no mercado. Temos a sofisticação das rendas francesas, as artesanais do Nordeste brasileiro, também a renda chantilly, agulha, bilro ou guipir com elastano, que são boas para lingerie e 'looks' mais casuais." A designer gosta das rendas com estampas sobrepostas e acha uma boa pedida para o público jovem.
Em solo brasileiro
Antes mesmo de a Semana de Moda de Milão finalizar, foi possível registrar aparições da trend aqui no Brasil. No tradicional Baile da Arara, que aconteceu em fevereiro, no Rio de Janeiro, as atrizes Claudia Ohana e Camila Queiroz embarcaram na tendência e optaram por um modelo super ousado! O macacão preto, inteiramente rendado, e com muita transparência chamou a atenção de muitos.
Fernando Demarchi, professor do curso de design de moda, do Centro Universitário Iesb, afirma que em 2023 a renda volta com tudo! O professor conta que o interessante da renda é a versatilidade, a depender da forma que for trabalhada, poderá transparecer um ar mais romântico, sexy ou elegante.
Mas, afinal, como usar?
Se você é do tipo que ao ver uma tendência quer logo testar, prepare o caderninho para fazer suas anotações, porque temos dicas para você. A professora Valesca Sperb Lubnon, do curso de design de moda do Unipê, explica que é possível realizar inúmeras composições com a renda, mas destacou que é importante saber escolher as peças certas para que o resultado seja elegante e estiloso.
“Para looks casuais e modernos, você pode combinar a renda com jeans, camisas de algodão, tênis e jaquetas de couro. Para os looks mais formais, é possível combinar a renda com saias, calças de alfaiataria, blazers, camisas sociais e saltos. Por fim, para um visual mais elegante, combine com vestidos longos e sapatos de salto alto ", aconselha Valesca.
Já o professor Fernando Demarchi avisa que está liberado. “Todo mundo pode utilizar a renda. Ela é indicada para todos os corpos e silhuetas. Não tem restrição de idade.” O especialista explica, ainda, que o interessante é observar o que gera harmonia e as escalas de proporções: “Se eu tenho um corpo maior, vou usar a renda numa padronagem maior; se eu tenho um corpo menor, posso usar a renda numa padronagem menor, porque a repetição de elementos visuais é o que cria uma harmonia no look” resume.
As cores falam
Abrir o guarda-roupa e vestir a primeira peça que aparece pela frente pode ser arriscado, de acordo com a comunicação da moda. Profissionais do ramo costumam alertar para a importância de se atentar na hora de escolher uma peça muito colorida, elas podem falar por você.
A professora Valesca conta que as cores têm um grande impacto na mensagem que o usuário gostaria de passar e explica que podem ser usadas para transmitir significados e mensagens específicas: "Os tons de vermelho podem representar amor e paixão, enquanto os tons de azul podem representar calma e tranquilidade. Além disso, os tons de preto e branco podem ser usados para representar simplicidade e elegância. Por fim, a cor da renda também pode ser usada para expressar a personalidade do usuário, já que cada cor tem sua própria vibração”.
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.