Moda

Diversidade no mundo da moda: consultoria de imagem para todos os corpos

Publicitária lança obra em que aborda a consultoria de imagem de uma perspectiva ampla e inclusiva, levando em consideração todos os tipos de corpos

Yasmin Isbert*
postado em 17/03/2023 07:01 / atualizado em 17/03/2023 17:28
 (crédito: Arquivo pessoal )
(crédito: Arquivo pessoal )

Ainda pouco discutida, a moda inclusiva é tema de livro recém-lançado em Brasília. Escrito por Márcia Coelho Flausino, redatora publicitária com formação em audiovisual, a obra Consultoria de imagem: Relações humanas, inclusão e respeito busca promover representatividade e conhecimento sobre a consultoria de moda nos dois países.

Em sua apresentação, a escritora descreve o material como uma importante ferramenta para lidar com a diversidade, quebrar estereótipos, auxiliar no autoconhecimento e respeitar o que é diferente. Com a participação de consultoras de estilo, tanto jovens quanto mais experientes, representantes de escolas e criadoras de técnicas e métodos de atendimento, o livro faz um recorte que leva a diferentes tipos de moda, incluindo mulheres plus size, com mais de 50 anos, mulheres trans, mulheres deficientes e tantas outras, muitas vezes, esquecidas pelo mercado fashion.

O livro Consultoria de imagem: Relações humanas, inclusão e respeito traz experiências brasileiras e portuguesas
O livro Consultoria de imagem: Relações humanas, inclusão e respeito traz experiências brasileiras e portuguesas (foto: Reprodução: Amazon)
 

Para escrever o livro, Márcia contou com a participação de colaboradas como a consultora de estilo Lilian Lemos, especializada em moda plus size, a ativista e consultora de imagem Paloma Gervásio, que tem o trabalho focado em mulheres pretas, e Andréa Fráguas, que tem o olhar voltado para mulheres com mais de 50 anos.

Além do acréscimo intelectual sobre a consultoria de moda inclusiva, o dinheiro das vendas vai para duas instituições que prestam serviço para mulheres que vivem em situações de vulnerabilidade: a Dress for Success Lisboa e a Banco de roupas, no Brasil.

E para as pessoas que não conhecem o objetivo de uma consultoria de imagem, Márcia faz a reflexão: “Pessoas fora deste mundo vão entender que a consultoria de imagem não é um serviço caro nem elitista. Afinal, não somos todas comuns em frente ao espelho?” O livro está disponível para venda no site do Amazon, na loja Avanzzo e na Livraria Travessa.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

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