Jornal Correio Braziliense

Beleza

A intensa mudança da franja cortininha

Popularizado na década de 1970 por Brigitte Bardot, o corte de cabelo voltou com tudo com o fenômeno Wandinha, série da Netflix

As franjas, nos anos 1970, eram muito famosas como adereços em calças e casacos. A atriz e ativista francesa Brigitte Bardot serviu de inspiração para que elas se estendessem aos cabelos, criando a franja Bardot, mais conhecida como cortininha. Como toda tendência, ela foi deixada um pouco de lado, até que, em 2021, durante a pandemia, inúmeras celebridades aderiram ao corte, e a internet foi inundada com vídeos de pessoas reproduzindo o corte em casa.

Para consolidar a tendência, em novembro de 2022, a série Wandinha estreou na plataforma da Netflix. A atriz que interpretou a personagem principal, Jenna Ortega, trouxe a moda de volta nos dois lados da moeda, tanto na série quanto na vida real.

Mas, antes de sair por aí cortando a franja, é preciso levar algumas questões em consideração. Os rostos ovais combinam bem, porque são considerados universais quando falamos em cortes de cabelo. O formato redondo também realça as características naturais do rosto, e isso é importante porque vai definir o tamanho da franja.

Por exemplo, em rostos mais finos, deve-se optar por franjas com pontas mais longas porque elas dão a sensação de uma face mais corada e cheia. "Temos que levar em conta a textura, o comprimento, a estrutura, o movimento e a quantidade. Se você tem pouco cabelo, por exemplo, a franja vai ficar no meio da cabeça e não vai ficar legal", explica Tânia Gomes, cabeleireira especialista em visagismo e terapia capilar. "Eu mesma tenho um pouco da franja no meu cabelo. A maioria das mulheres que gostam desse tipo de franja são divertidas, descontraídas e sabem o que querem quando vêm cortar."

Para a consultora de imagem e visagista Gabriella Santos, vale apena ter cuidado antes de aderir à tendência, pois se você fizer uma franja como essa e não gostar, pode causar problemas psicológicos. "Por mais que seja um corte considerado universal, temos que ter cuidado em generalizar porque nem sempre é isso. Não estamos apenas mexendo no cabelo. Se faço um corte mais inclinado, passa uma mensagem; se faço um cabelo mais reto, passa outra."

Finalização

Em cabelos lisos, a recomendação é usar uma escova na franja a 90 graus para que possa cair daquele jeito "cortininha" e dar um efeito degradê. Aplicar os produtos corretos de finalização também é importante, porque o secador deixa o cabelo ressecado e poroso.

No cabelo cacheado, a finalização deve ser feita normalmente. O uso do difusor no cabelo e na franja faz toda a diferença, porque dá movimento e leveza aos fios. "Hoje, sinto que meu cabelo tem o mesmo movimento de um cabelo liso, e era tudo o que eu queria quando mais nova", diz a cabeleireira Tânia.

Mas é no momento da estilização que o corte pode ser considerado, de fato, universal — tranças, lenços, rabos de cavalo, tiaras, tudo pode e vai ficar lindo!

"Quer mudar? Procure um profissional!"

"Por ser um corte mais ousado, pessoas que gostam de rotina, são muito rígidas, não gostam de perder o controle da situação, usam preto com preto, bolsa caramelo com salto caramelo, talvez não fiquem confortável", acredita a consultora Gabriella Santos.

Todo mundo pode fazer o corte, mas para que, de fato, funcione, procure um profissional que saiba adaptar o corte para as suas características pessoais. "A franja Bardot veio para quebrar um pouco o padrão de que eu não posso. Qualquer uma pode, se buscar um profissional que oriente e que tenha o conhecimento," afirma Tânia.

*Estagiária sob a supervisão
de Sibele Negromonte

 

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Reprodução/Instagram - CEO da empresa Boca Rosa, Bianca Andrade
Reprodução/Instagram - Produtora de conteúdo Maju Trindade
Reprodução/Instagram - Gio Ewbank postou em suas redes, recentemente, fotos exibindo a nova franja
Reprodução da internet - BIllie Ellish, artista internacional, arrasando com a franja cortininha
Fotos: Reprodução/Instagram - Atriz Zendaya aparece com o corte em um cabelo cacheado super volumoso!
Reprodução/Instagram - Isis Valverde usa o corte mesmo antes da tendência
Reprodução/Instagram - Olivia Calabio, produtora de conteúdo para a Internet sobre beleza e moda.
Observatorio do Cinema/Reprodução - Cena de dança em Wandinha foi ideia da atriz Jenna Ortega
CHRIS DELMAS - US actress Dakota Johnson arrives to attend the 11th Annual Governors Awards gala hosted by the Academy of Motion Picture Arts and Sciences at the Dolby Theater in Hollywood on October 27, 2019. / AFP / Chris Delmas