Transparências, paetês, brilho e metalizado. Na moda, não se fala em outra coisa desde que a pandemia deu uma trégua e as interações sociais foram, aos poucos, restabelecidas. O entusiasmo "pós-apocalipse" é representado, também, na moda, dado que esses elementos são associados ao hedonismo e ao glamour.
Agora, com a proximidade do carnaval — e com os avanços na vacinação contra a covid-19 —, o desejo de celebrar a vida multiplica-se. A festividade, aliás, materializa os sentimentos coletivos de alívio e de ventura. Então, sim, vai ter brilho!
As apostas deste ano
A personal stylist Olívia Paixão reforça que o metalizado está entre as principais tendências da temporada. As referências se devem, em grande parte, ao uso massivo do strass, nos anos 1990 e no início dos anos 2000, que popularizou o body chain, também em alta novamente. Brincos e correntes com efeito cascata são mais uma aposta. "Vai ser metal da cabeça aos pés, na pegada das produções do Paco Rabanne", explica.
Brilhos e pedrarias estarão nos looks, na pele e no cabelo, além das formas geométricas em peças e delineados, em uma estética quase futurista. Nessa mesma linha, as presilhas serão protagonistas na hora de preparar as madeixas e jamais prenderão um fio sozinhas — virão aos montes.
Em concordância, Gabriella Buzzi, artesã e idealizadora do brechó BUZZIGANGA, aposta, ainda, nos laços (no cabelo, no pescoço, nos tops…); nas flores, especialmente as rosas, no pescoço; nos tornozelos, estilizados com meias coloridas e acessórios; e nos produtos feitos à mão. Durante o período carnavalesco, a artesã usa peças peças garimpadas na loja para criar roupas e acessórios personalizados.
Para Carol Rosignoli, sócio-fundadora do brechó Desapeguei Bonito, a melhor combinação para este carnaval é brilho e looks sustentáveis e versáteis. "Se você ainda está na dúvida do que vestir, lembre-se de comprar roupas que podem ser usadas no dia a dia e depois do carnaval", destaca. No brechó, peças de variadas marcas de Brasília estão disponíveis a preços mais acessíveis.
Ademais, a recomendação da empreendedora é investir em peças frescas, coloridas, brilhosas e atemporais. Os acessórios carnavalescos são o complemento e funcionam bem para quem prefere usar roupas mais básicas, sem deixar de se caracterizar.
Gia Dachi, estilista e responsável pelas criações da marca Parangolés, lembra que, devido ao conforto, ao estilo e à ousadia, as peças que mais estão saindo são os quimonos, os bodies, os tops e os shorts ciclistas. Como também podem ser usados em outras ocasiões, vão ao encontro da ideia do look de carnaval como algo não descartável. "O nosso lema é: 'Requebrando com uma mão no joelho e a outra na consciência'", frisa.
Marcas do quadradinho para conhecer
Desapeguei Bonito
Primeiro brechó Lixo Zero do Brasil. É também loja de consignação e, neste carnaval, está fazendo
parcerias com outras marcas ou pessoas que vendem produtos carnavalescos. (@desapegueibonito)
Parangolés
Criada por Gia Dachi e Tayna Haudiquet, a marca é inspirada nos looks carnavalescos do Rio de Janeiro. A dupla garimpa tecidos e utiliza a prática do upcycling, que torna cada peça única. (@useparangoles)
BUZZIGANGA
Brechó de artigos carnavalescos exclusivos e feitos à mão com peças garimpadas pela artesã Gabriella Buzzi. Apesar das referências típicas à festividade, gosta de trazer, também, menções a dançarinas de burlesque. (@buzziganga)
Atelier do Brilho
Perfil brilhante da marca Sonhos de Alice, criado por Ivone Alice, criadora de acessórios de moda há mais de 20 anos. Estão na @endossabsb, na 306 Sul, e na loja @lilleacessorios_, também na Asa Sul. (@atelier.do.brilho)
ElasCarnaval
Loja on-line de acessórios de carnaval, criada por Karol Chagas. (@elascarnaval)
Saiba Mais
- Revista do Correio O velho e bom cafuné virou sinônimo de autocuidado do couro cabeludo
- Revista do Correio Sem um pingo de estresse: pets protegidos e tranquilos em dias de chuva
- Revista do Correio Piauiense mantém uma tradição gastronômica de sua terra na capital
- Revista do Correio Café com história: conheça e se encante com cafeterias charmosas da cidade
- Revista do Correio Educação musical promove equilíbrio mental e bem-estar em adolescentes
Notícias no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.