Para decorar uma casa, às vezes, é preciso sair do convencional, ser mais ousado e fugir da mesmice. Baseado nessa busca pela diferença, o jeito brasileiro de ser ganha tons especiais dentro do lar, com cores vivas e formas que se encaixam em qualquer ambiente. A brasilidade que leva alegria e felicidade faz parte da inovação.
Você pode ter móveis dentro de casa que lembram a praia ou tons tão vivos que surgem na memória como aqueles dias de sol e céu azul. É essa a proposta apresentada, na semana passada, na maior feira brasileira de móveis de alta decoração da América Latina, a Abimad. Em sua 35ª edição, o evento trouxe tendências cheias de brasilidade.
Entre elas, a Fibras Arte, que nasceu no Rio de Janeiro há 35 anos. O lema da marca é muito simples: produzir mobiliários artesanais sustentáveis com fibras naturais nativas. Tudo isso para levar mais do Brasil para o aconchego da família. O diretor da empresa, Ailson Lino de Souza, garante que para 2023 a apresentação do produto veio atrelada a este pensamento: estilo praiano com a característica da Cidade Maravilhosa.
"Queríamos aparecer com uma forma mais contemporânea, com cores vibrantes. Além de ser bem praiano, é bem brasileiro", descreve o empresário. Para o projeto, Ailson contou com a parceria de um designer carioca, que o ajudou nos produtos, tanto de área externa quanto interna. Além disso, ele reitera que não há nada de importado. Tudo é 100% nacional.
Nascimento da ideia
E a graça é justamente essa. Nada de internacional naquilo que a brasilidade tem de melhor. Detalhes e cores que remetem à praia. O trabalho minucioso, segundo o diretor da empresa, serve para levar ao cliente o olhar de que o produto é, de fato, nacional. "O Rio de Janeiro é diferenciado. Ele é despojado, por isso fizemos questão de embarcar nisso", comenta Ailson Lino.
E nesse processo, um nome conhecido no mercado de designer participou da ideia. Roberto Bernardo Monteiro detalha que a linha nova de móveis da Fibras Arte está repleta de particularidades. A composição de cada mobiliário tem o objetivo de levar memória afetiva para aqueles que contemplem seu trabalho. Algo como bater o olho e imediatamente lembrar-se: isso tem a cara do Rio.
O trabalho tenta estampar através da modelagem, da volumetria e da arquitetura essa felicidade e vibração. Para conseguir o equilíbrio, segundo o designer, é preciso viver, de fato, uma vida de carioca. Ademais, na parte interna ou externa, é possível ter um pouco de Rio de Janeiro e do Brasil por perto. E mais do que isso, inovar na decoração do próprio lar.
Saiba Mais
- Revista do Correio Espacinho do café: para decorar, relaxar e aproveitar com uma boa xícara
- Revista do Correio O velho e bom cafuné virou sinônimo de autocuidado do couro cabeludo
- Revista do Correio Sem um pingo de estresse: pets protegidos e tranquilos em dias de chuva
- Revista do Correio Piauiense mantém uma tradição gastronômica de sua terra na capital
- Revista do Correio Café com história: conheça e se encante com cafeterias charmosas da cidade
De norte a sul
Totalmente brasileiro e pensado para incluir a beleza do Brasil. A Tapetah, com linhas especiais de tapetes, foi outra marca que levou para a Abimad um projeto ousado — uma iniciativa com apoio de 26 designers de todos os estados mais o Distrito Federal, que elaboraram tapetes com traços dos quatro cantos do país. De acordo com o gerente de marketing da empresa, Jivago Bernardi, essa estética com caráter brasileiro veio como uma forma de inovar e, ao mesmo tempo, chamar a atenção.
A coleção, que se chama Abraça Brasil, reuniu os profissionais para contemplar um pouco da arte e da cultura brasileira. Essa ideia, segundo Jivago, surgiu em 2018, e foi se aprimorando ao longo dos anos. "O design de mobiliário evoluiu muito na última década e os tapetes estavam parados no tempo. Existiam muitos tradicionais e convencionais, mas, aqui no país, tinha uma lacuna. Enxergamos, assim, uma oportunidade para trabalhar", completa o gerente de marketing.
Atrelado a esse caminho tomado pela empresa, de sair do comum e enxergar uma possibilidade de mudança, veio a chance de se modernizar com um ideal do território nacional. Apostar nas novidades funcionou, como afirma Jivago. O projeto trouxe inúmeras respostas positivas e uma ótima recepção do mercado. No estande da Abimad, era impossível não apreciar as particularidades de cada item. Entre os principais, estava o do Nordeste, criado pelo estilista Ronaldo Fraga.
Em relação à matéria-prima dos tapetes, Jivago detalha que os tecidos utilizados são melhores colocados nas áreas de maior circulação da casa. Já um dos materiais empregados, o suede, é indicado pelo profissional para espaços mais íntimos, onde não há fluxo grande de pessoas. "Esse material é mais suave e delicado, por isso são recomendados para locais com menores tráfegos."
Composição dos itens
Para assegurar que essa decoração com um toque brasileiro seja realizada com sucesso dentro de casa, a designer de interiores Gabriela Belarmino ressalta que os móveis relacionados ao estilo tendem a ter presença forte de madeiras, com caráter rústico. Sendo assim, cadeiras e poltronas com acabamento do material, além de mesas de madeira de demolição e mesinhas de centro são opções interessantes. "São várias formas de combinar esses elementos sem perder a sofisticação e a genuinidade brasileira", ensina.
Além dos produtos mencionados, os tapetes coloridos e as poltronas com estampa de patchwork são pedidas que corroboram com o cenário. Pois, segundo ela, trazem alegria e alto astral, marcas de quem mora no Brasil. Na área externa da casa, caso queira um ar mais tropical e praiano, uma rede é sempre bem-vinda.
Um artesanato, como um vaso de barro, é uma aposta para uma temática mais nordestina. Outra recomendação da designer são almofadas ou objetos personalizados, com estampas floridas, folhagens ou frutas, como bananas e abacaxis. "Poderia citar ainda muitos outros elementos, são muitos detalhes ricos. Para mim, é um orgulho falar sobre design brasileiro", ressalta.
Notícias no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.