Homens e mulheres de cabelos compridos, mesmo os que gostam de manter os fios soltos e livres, costumam prendê-los em determinadas situações, como quando vão se exercitar ou cozinhar. E claro, o mesmo vale para as crianças. Mesclar a autonomia à praticidade é essencial.
A liberdade de se expressar pelas madeixas tem sido cada vez mais incentivada, inclusive com os filhos, das novas gerações, encorajando os pais a se permitirem explorar, mantendo os fios naturais. "Há alguns anos, as meninas acordavam duas horas antes das aulas só para passar chapinha no cabelo. Hoje, vemos as crianças nos ensinando muito sobre diversidade e elas trazem isso para os pais, como as filhas cacheadas que influenciam as mães a fazerem a transição capilar", comenta a hair stylist Jackeline Monteiro.
Essa é, inclusive, uma das principais tendências observadas por Jackeline. Cabelos cacheados e afro totalmente livres e com penteados que valorizam formas, jovens com cortes com muitas camadas e franjas, além dos fios coloridos com cores divertidas e com personalidade. "É uma tendência mundial. Os jovens consomem muitas mídias asiáticas, um mercado muito popular, que traz muitas cores diferentes de cabelos. Além disso, a tecnologia da beleza evoluiu muito e temos produtos próprios para os mais jovens", acrescenta a hair stylist.
A moda observada na prática por ela se confirma. Segundo o Pinterest Predicts, relatório de tendências da plataforma, os cabelos coloridos prometem se manter em 2023 e com novidades. Repartidos meio a meio, os cabelos vêm pintados com duas — ou mais cores. Jackeline comenta ainda que percebe, em suas clientes mirins, que as escolas têm feito um trabalho importante trabalhando a diversidade com os mais jovens, incluindo todos os tipos de diferença.
Pura diversão
Outro aspecto importante no que diz respeito aos cabelos nas escolas é o conforto, tanto das crianças quanto dos adolescentes. O cabelo caindo no rosto pode ser um obstáculo para o aprendizado, distraindo ou mesmo interferindo na visão dos estudantes durante as aulas.
Na hora do intervalo, fios rebeldes podem invadir o lanche e quem é que gosta de correr e praticar esportes com o cabelo grudado no rosto ou na nuca? O rabo de cavalo é a solução mais simples, que pode ser feito pelas próprias crianças, mas é possível acrescentar um pouco de estilo mesmo nos penteados mais rápidos.
A profissional sugere, por exemplo, o uso de pequenas tranças nos fios mais próximos do rosto, que podem ser puxadas para trás em um rabo, que vai ter um charme extra. As tranças são, inclusive, outro tipo de penteado fácil para as crianças e que estão na moda.
Os estilos são variados e elas costumam aparecer mesmo nos penteados mais elaborados. "Com os cabelos partidos no meio ou de lado, elas podem ser usadas em duplas ou apenas uma. São boas alternativas ao rabo e deixam os cabelos presos e arrumados por mais tempo, dando mais liberdade", diz Jackeline.
Outra alternativa são os chamados torcidinhos. Basta separar algumas mechas de cabelo, torcer os fios entre si e prender para trás com uma presilha ou grampo. "É rápido, prático e despojado. Pais e mães podem fazer em minutos e as crianças também aprendem com facilidade", sugere.
Uma estratégia interessante para estimular a imaginação dos pequenos, que se tornou até mesmo sucesso em vídeos na internet, é o dia da cabelo maluco ou doido, nos quais as crianças incentivam a criatividade com os mais divertidos penteados.
Tendências para apostar
Assim como os adultos, as crianças e adolescentes também adoram ficar por dentro do que está na moda.
Veja o que está fazendo sucesso nas buscas do Pinterest:
— Tranças azuis e pretas - aumento de 215%
— Cabelo loiro e lavanda - aumento de 150%
— Cabelo rosa e lavanda - aumento de 345%
— Balaiagem nas cores castanho e rosa - aumento de 280%
— Cabelos multicoloridos - aumento de 135%
— Cabelo curto repicado - aumento de 550%
— Microfranjas - aumento de 110%
— Penteados com tranças curtas - aumento de 45%
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.