Arte milenar chinesa, o feng shui é uma das maneiras de equilibrar a energia dos ambientes, promovendo a conexão humana com a natureza e com os espaços que ocupamos.
Segundo o feng shui, é necessário manter a fluidez no lar, permitindo que as boas vibrações se movam pelo ambiente, removendo as energias paradas e negativas que podem diminuir a sensação de bem-estar e funcionar como verdadeiros obstáculos.
"A prática é conhecida por eliminar as energias negativas e proporcionar mais harmonia e equilíbrio para os espaços. Essa filosofia teve origem na China, por acreditarem que o local escolhido para sua moradia poderia ser sinônimo de uma vida saudável e abundante", explica a arquiteta Luciana Patriarcha, especializada em psicoarquitetura.
A técnica é bastante popular e se tornou ainda mais durante a pandemia, visto que o isolamento aumentou a necessidade de que as pessoas se sentissem bem em todos os espaços da casa. Mas uma das aplicações da prática ainda não é tão conhecida e pode impactar diretamente no bem-estar e na saúde: o chamado feng shui do sexo.
"Com alguns pequenos ajustes é possível utilizar as forças e influências da natureza para transformar o dormitório em um ambiente energeticamente seguro e positivo", comenta Luciana.
A consultora esotérica da plataforma iQuilíbri Márcia Silva acrescenta que, na cultura chinesa, a facilidade amorosa e sexual são ingredientes indispensáveis para quem busca uma vida bem sucedida e equilibrada. "Relacionamentos harmoniosos, em todos os aspectos, estão relacionados também a saúde e a longevidade".
Para harmonizar o quarto de acordo com o feng shui do sexo e do amor, Luciana explica que é necessário enxergar o espaço como um reflexo do nosso interior e o cômodo no qual se busca uma conexão do casal deve estar alinhado aos dois, para que ambos se sintam à vontade para explorar seus desejos.
O primeiro passo é deixar tudo sempre limpo e organizado. Luciana ensina que um ambiente bagunçado e sujo bloqueia a rotação energética, impedindo que a pessoa se sinta bem. "Quando o quarto está nessas condições, as pessoas ficam mais ansiosas, nervosas e irritadas, o que pode levar a brigas e desentendimentos, que não contribuem com os estímulos sexuais e a líbido".
Márcia ressalta que para ter uma relação de sucesso com outra pessoa, primeiro é preciso que isso aconteça consigo mesmo. "Assim salientamos a importância de cuidar bem da sua casa, é um sinônimo de cuidar bem de si e isso se estende a quem amamos".
Além da organização e limpeza, outro fator a ser considerado é a iluminação. Márcia ensina que durante o dia o ideal é aproveitar os raios de sol, as janelas abertas trazem os raios solares e também uma ventilação natural que limpa o ambiente.
Ao escurecer, para criar ares mais intimistas, aposte na iluminação indireta e suave de luminárias e abajures, além de velas. A consultora esotérica também sugere objetos de decoração em pares, como dois enfeites de corações e pássaros, pares de almofadas ou outros adornos do gosto do casal.
Márcia faz, ainda, um alerta para quem tem suíte. A tampa do vaso sanitário, os ralos e a porta que leva ao quarto devem estar sempre fechados e as vassouras e os rodos nunca devem ficar nestes banheiros. "São lugares nos quais se acumula energia negativa, de descarte e podem ser também ralos de energia. Manter o espaço sempre limpo e com aromas de alfazema e lavanda também ajudam", completa.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.