Especial

Para os que acreditam e para os que só dão aquela 'olhadinha'

A febre da astrologia, principalmente nas redes sociais, reflete o desejo de obter autoconhecimento e de encontrar lugar no mundo. Para muitos, as previsões dos signos são seguidas à risca

O astrólogo Marcelo Cintra, professor da Universidade de Brasília (UnB) entre 2005 e 2006 no curso de astrologia, afirma que o uso do assunto é popular dentro da sociedade desde os primórdios. Tal análise feita por ele perpassa pelo uso da ferramenta desde a antiguidade, há, possivelmente, 5 mil anos. "Quando falamos sobre astrologia, analisamos uma sequência de elementos que não se resumem apenas aos signos, mas a um conjunto de astros, estrelas e satélites que compõem a fotografia do momento exato de um certo evento, como o dia do seu nascimento", explica o profissional.

Na prática, o uso do tema se aplica em diversas áreas da vida de um determinado indivíduo. Compreensão das relações, visão dos próprios desafios e uma identificação consigo mesmo dentro do mundo. Os aspectos são variados e, com o conhecimento necessário, podem, de alguma maneira, provocar impactos nítidos, segundo Marcelo.

Por esses motivos, a razão pela qual muitas pessoas tendem a se apegar aos astros, aos signos e à lei da atração é justamente a busca por respostas para a existência delas dentro do universo. No entanto, essa procura apressada para encontrar o seu lugar na multidão pode ser destruída pelas mídias e redes sociais, que fizeram crescer a febre pelo tema nos mais diferentes espaços da internet.

"Simplificar e vender espiritualidade. É essa a ordem do dia, é o que está nos trends. Se por um lado as mídias sociais ampliaram o alcance da informação, por outro, alcançaram um enorme contingente de pessoas adormecidas e entorpecidas em seus lares, sem perceber que as informações que recebem não passam de produtos à venda. Ingressar em um estudo como a astrologia, que demanda tempo, dedicação, prática e meditação é para poucos", destaca Marcelo.

Essa narrativa construída longe das linguagens e conceitos tradicionais é prejudicial para aqueles que estão no ramo há algum tempo e, além disso, atrai o público com uma sensação de falsa esperança para o futuro ou para a própria vida. Por mais que o roteiro seja sedutor, como descreve o astrólogo, é preciso acreditar que a seriedade que acompanha a astrologia possa realmente levar as pessoas a uma trajetória em que acreditar no universo seja uma jornada que faça sentido — e que também leve sentido.

Minervino Júnior/CB/D.A.Press - 27/12/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Revista. Misticismo nas novas gerações. Taróloga Luiza Lopes fotos no Templo da Boa Vontade.

O que esperar para 2023

Análises dos arquétipos que cada signo nos apresenta para resgatar e reconectar no próximo ciclo da Lua e do Sol, que serão os regentes do ano de 2023. Lembrando que, para a astrologia, o ano inicia em Março. Mais precisamente no dia 21.

Áries: os assuntos da família, dos amigos e das parcerias devem ser priorizados, isto é, resolver energias do passado, coisas mal resolvidas bem como as energias emocionais que trazem experiências do passado, devem ser (re)avaliadas. Focalizar nessas questões fortalece o poder criativo de autoafirmação para a espiritualidade, que é o objetivo da manifestação da alma no mundo físico.

Touro: resgatar os objetivos e sonhos de tudo aquilo que se desejava conhecer ou ter um acesso mais profundo em relação aos conhecimentos que dão forma ao nosso plano material, como cursos, filosofias ou conhecimentos. Focalizar nessas questões pode abrir portas no campo de trabalho, emocional e as relações com novos projetos de vida.

Gêmeos: um ano propício aos resgates daquilo que traz mais estabilidade emocional, seja material, seja psíquica. Buscar harmonizar o foco no mundo material e equilibrar as forças que dão suporte às bases emocionais, trazendo tranquilidade. Devem priorizar e cuidar dos assuntos espirituais para que os novos caminhos sejam abertos e obtenham o reconhecimento merecido.

Câncer: experimentar e se permitir mergulhar em momentos de iniciativas que liberam cargas emocionais e rever as bases que facilitem nos resgates dos diversos assuntos que deixou para trás nos ciclos anteriores. Devem buscar promover de forma intensa a projeção daquilo que sentem intimamente (ouvir a intuição) reavaliar e desenvolver o discernimento dessas forças emocionais antes de agir.

Leão: se souber trabalhar o poder solar, da criatividade, do foco e da essência das coisas, isso servirá como um preparo para alcançar os objetivos de forma assertiva. Deve saber o que quer e potencializar. Se reconectar com o seu mestre interior: quando faltar visão e luz, pare e olhe para dentro, pois a resposta está dentro de ti e não te preocupe com o que os outros dizem.

Virgem: tempos propícios para resgatar amizades, relações e laços com grupos, amigos e pessoas que tenham a ver com os seus propósitos pessoais, mas, principalmente, espirituais. Deve trabalhar o dia a dia com foco no autodesenvolvimento. Período de resgate das energias emocionais por meio dessa mobilização através dos outros e sentir o que de fato é a sua individualidade.

Libra: saber identificar os principais objetivos e metas de vida e agir diante dessa vontade. Há grandes possibilidades de conquistas e realizações. Evitar gastar energias com o que não é importante e resgatar os sonhos que têm a ver com a sua missão, favorecendo a reconexão com seus sonhos verdadeiros.

Escorpião: é necessário ter um caminho filosófico e espiritual bem resolvido. Escolher o trajeto que faz mais sentido para você e parar de gastar energia com organizações que não fortalecem a sua energia espiritual. O caminho é aberto para viver os objetivos de vida que são alinhados ao verdadeiro propósito.

Sagitário: é um momento simbólico de renascimento, reavaliar com as suas próprias energias emocionais, as parcerias no trabalho, na família e/ou sociais. Desenvolver a percepção se elas fluem ou se estão travadas. Não gastar mais energia emocional com o que não é prioridade. Oportunidade de realizar uma limpeza, tirando tudo que não se encaixa mais na sua vida ou mudar as prioridades para aquilo que realmente tem sentido.

Capricórnio: os resgates nos relacionamentos, principalmente no campo das sociedades, parcerias e nos casamentos, buscando identificar o que atrapalha essas relações. Boas energias para estabelecer relações saudáveis com as pessoas e com novos horizontes de conhecimento, desde que tenha foco na sua espiritualidade, isso gerará alegria de viver. Priorizar sair das relações em que não se sente valorizado e procurar estabelecer vínculos com bases verdadeiras.

Aquário: foco na saúde física e mental. Atenção para resgates da percepção de seu tempo com as atividades do dia a dia. Procurar estabelecer metas e organizar o tempo para se dedicar à integridade do ser e buscar parcerias harmônicas nesse sentido. O foco será no equilíbrio das tensões mentais e na saúde integral do ser em suas diversas formas de relações com o meio ou com o outro, seja amigo, cônjuge, parente ou colegas de trabalho.

Peixes: Procurar refletir e resgatar os sonhos que trazem a alegria e evitar coisas que desperdicem seu tempo e fuja do foco. Harmonizar a diversão com a criatividade e encaixar em seu dia a dia na solução das questões práticas. Enfatizar a alegria de viver com o objetivo de encarar os desafios para evitar que as energias negativas do cotidiano retirem você de seu caminho espiritual.

Fonte: astrólogo Marcelo Cintra

Saiba Mais

Para cada planeta, um símbolo

Se o assunto astrologia chegou à mesa do bar, à roda de fofoca ou às trends do Twitter e você não faz ideia do que se trata mercúrio retrógrado, fique tranquilo! A Revista preparou um glossário com alguns dos termos que geram mais dúvidas.

Sol: aponta o setor da vida no qual há maior consciência sobre quem é e qual o seu papel no mundo. Aqui, é possível entender melhor sentimentos e desejos.

Lua: é responsável pela sensibilidade e pelas reações emotivas, além de estar ligada ao feminino, ao lar, à família, às raízes, à pátria e à memória. No organismo, rege o útero, a região peitoral, o estômago e as emoções.

Mercúrio: é associado ao raciocínio e à inteligência humana, indicando a forma como se expressa, se comunica e aprende. Quando retrógrado, tende a causar problemas nesses contextos.

Vênus: é responsável pela beleza e pelo amor. Sinaliza como cada pessoa seduz e lida com o amor.

Marte: contempla a forma de agir, a força e como se manifesta iniciativa, sexualidade e desejo.

Júpiter: representa a procura pela felicidade emocional e espiritual. Está associado a oportunidades, ao crescimento pessoal e ao objetivo de vida.

Saturno: simboliza as inseguranças, as dificuldades e os medos. Além disso, sugere lições e aprendizados.

Urano: representa a maneira como se pensa sobre a liberdade e a independência.

Netuno: relaciona-se com a espiritualidade e com a autoilusão.

Plutão: é responsável por mostrar fraquezas e onde há mais medo de mudar.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.