Durante um bom tempo, as piscinas reinaram absolutas nas áreas de lazer. E embora ainda sejam as queridinhas da grande maioria dos moradores e arquitetos, elas ganharam uma certa competição pelas áreas externas nas casas e coberturas de prédios.
O período de isolamento rigoroso inspirou as pessoas a aproveitarem cada cantinho de suas casas e os jardins e decks ganharam atenção especial por permitir uma interação com o mundo exterior e com a natureza.
A arquiteta Ieda Korman comenta que a tendência cresceu durante os últimos anos e perdurou. "As pessoas reencontraram o prazer de estar em casa, de ter esses espaços de bem-estar na varanda ou jardim, e não querem mais abrir mão disso", destaca.
Para quem tem bastante espaço, as piscinas continuam sendo uma prioridade, mas acompanhadas de outros lazeres. Ieda ressalta que saunas e hidromassagens são os preferidos de quem tem mais condições de investir.
Junto aos ofurôs, as hidromassagens e as saunas integradas, quando uma das paredes é um vidro, surgem como alternativas para os dias mais frios e para a noite. "Mesmo sem o sol e o calor, a área externa não deixa de ser aproveitada e essas são algumas das maneiras", acrescenta Ieda.
Os gazebos, com bancos, balanços e plantas trepadeiras, ganharam os holofotes e estão entre as estruturas mais procuradas para áreas externas de todos os tamanhos. O caramanchão é outra opção charmosa que tem feito sucesso.
Nessas áreas, redes, puffes e outros móveis confortáveis aumentam a sensação de acolhimento e são ótimas alternativas para quem gosta de ler um livro ao ar livre. Pequenas luzes quentes e lareiras portáteis deixam os espaços mais aconchegantes para dias frios, sem sol e para momentos de lazer noturno.
Saiba Mais
- Revista do Correio Mais esportes nas escolas! prática física traz benefícios para estudantes
- Revista do Correio Preservação das espécies aprendida na prática
- Revista do Correio Intercâmbio em alta: Estados Unidos é o país "queridinho" dos alunos
- Revista do Correio Cuidados com a coluna devem começar, ainda, na infância
- Revista do Correio Cabelo livre e estiloso: veja dicas de como diversificar no penteado
Conforto sofisticado
Uma das criadoras da Benji Home, que produz bean bags com design autoral e tem opções específicas para áreas externas, Julia de Sá comenta como o conforto se tornou um item de luxo, que não pode ser esquecido ou deixado de lado em função da estética.
Dentro da máxima menos é mais, ela enxerga os benjis criados para áreas de piscina e jardins como uma forma de manter o conforto, mas trazer elementos de decoração que vão aumentar a sensação de bem-estar.
E a tendência se confirma, os campeões de venda são as poltronas, que têm a versatilidade como principal atrativo. "Elas podem ser usadas na varanda, para ler um livro, perto da piscina, podem ser colocadas em um deque ao redor de uma fogueira e criar um lounge", comenta Julia.
Um cliente chamou a atenção de Julia. Com a espreguiçadeira de casal, ele usou um projetor no jardim e criou um cinema ao ar livre. "São muitas as opções e depende apenas do gosto e da criatividade de cada um e a área externa de uma casa é justamente para que as pessoas façam o que gostam".
Além de móveis como os benjis, que tragam possibilidades de personalização e permitam aos moradores a versatilidade de usá-los de diferentes maneiras e em diversas ocasiões, Julia ressalta as cores neutras como tendência. Para ela, outros itens indispensáveis em um espaço de área externa são o ombrelone, que está em alta, e mesinhas laterais e de apoio.
Refúgio na varanda
Embora os espaços de uma casa com quintal permitam mais opções quando falamos em uma área de lazer externa, não podemos deixar de lado as varandas dos apartamentos. Ainda que não sejam tão amplas, a arquiteta Ieda Korman garante que é possível transformá-las em verdadeiros oásis.
Em primeiro lugar, mesmo nas que são protegidas com janelas de vidro, Ieda recomenda o uso de móveis para área externa e com revestimento mais resistente. Embora sejam revestidas com películas de proteção, o sol pode danificar o mobiliário e vazamentos ou descuidos podem deixar o espaço vulnerável à água da chuva.
Sofás e poltronas que convidam ao relaxamento, redes e tapetes são alternativas. A depender do tamanho e da ventilação da varanda, muitas pessoas incluem churrasqueiras e plantas diversas no espaço.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.