Enfim, chegamos às últimas semanas do ano! Os planejamentos para as férias saem do papel e as preparações festivas ficam a todo vapor. Igualmente, a expectativa para a noite de Natal vai além do momento da ceia, concentrando-se na escolha do look e da make. Mas, com tantas tendências de beleza diferentes nas últimas temporadas, por qual optar nesta celebração?
Para a hairstylist e maquiadora Jacqueline Passarinho, do Alexandre Viana Studio Hair, apesar das novidades, vale optar pela make tradicional, que contempla duas opções bastante procuradas pelas clientes. A primeira com os olhos marcados, sem ou com brilho — dourado, prateado, vermelho ou rosê —, sombra marrom degradê e um pouco de preto nas laterais; na boca, tons nudes. Já a segunda opção sugere maior destaque nos lábios, com um batom vermelho; e nos olhos, delineador, com suave sombra marrom.
A recomendação do “menos é mais” justifica-se pela mensagem de elegância passada por essas escolhas, que, por se tratar de uma festividade mais íntima e familiar, são certeiras. Ademais, tais maquiagens costumam atender a todos os rostos, inclusive aqueles com peles mais maduras e que exigem maior cuidado.
Nesses casos, a especialista lembra que é primordial hidratar bastante a cútis antes da make, a fim de que haja maior fixação dos produtos e que estes não gerem o temido resultado “craquelado”. Em seguida, pode-se aplicar uma camada suave de base e de contorno em pó, que visa afinar a alongar o rosto. “Não gosto de usar corretivos, principalmente em pasta, pois deixam a pele muito carregada”, pondera.
Ainda no que tange às dicas de beleza com as peles maduras, Jacqueline cita elementos que podem ser um diferencial, aquele tchan no visual, entre eles: o contorno mais escuro ou do mesmo tom do batom, nos lábios, o acréscimo do gloss para evitar o aspecto de ressecamento e as sobrancelhas mais grossas, porém pouco marcadas.
Além disso, olhos chamativos podem ser interessantes, desde que não se pese a mão. Assim, laterais esfumadas, delineador preto e pálpebras mais claras são uma alternativa, já que dão a sensação de profundidade e alongamento da região. Outra ideia é fazer uma make mais fosca nos olhos, como usada em dona Gelsina, que participou do nosso editorial de moda. Na dúvida, lembre-se de manter o equilíbrio, portanto, se há mais brilho nos olhos, opte por lábios mais suaves e vice-versa.
Saiba Mais
Saiba Mais
Madeixas em movimento
E nos cabelos, como proceder? Segundo o cabeleireiro Alexandre Viana, para a festividade, vale apostar em maior forma e movimentação dos fios. Cabelos curtos e maduros, evidentemente, têm mais limitação no que tange aos penteados, por isso, compensa utilizar escovas modeladoras para levantar a raiz e dar a sensação de volume, visto que, com a idade, a quantidade de fios diminui. “A ideia aqui é levantar e enrolar as madeixas”, reforça.
Uma das preocupações do profissional é que a pessoa se sinta bem com a produção, a partir das referências apresentadas e do que gosta de usar no dia a dia. “A prioridade é o conforto; o objetivo, fazer com que o cliente entre e saia com o cabelo glamouroso”, garante.
Para as madeixas longas, a dica é unir a tendência das tranças a um penteado que deixe parte dos fios soltos, em ondas, recurso que agrega romantismo ao visual, ideal para a ocasião. Para as cacheadas, a sugestão é valorizar o volume das curvaturas. Cabelo feito, hora de aproveitar a celebração!
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.