A moda esportiva é tradicionalmente conhecida pela praticidade e pelo conforto nas peças. Tecidos básicos, com predominância de cores neutras ou quentes e a possibilidade de combinar variadas roupas. Em 2022, essa tendência foi capaz de abranger não somente o lado esportivo, mas, também, o lazer. Essa febre permitiu com que as vestimentas fossem mescladas em inúmeras ocasiões ou eventos.
De acordo com a designer de moda Laís Xavier de Moraes, itens que costumeiramente são usados na academia passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas. Esse novo jeito de se vestir é denominado de athleisure — a combinação entre as palavras athletic (atlético) leisure (lazer). Pensando no ano que vem, ela garante que as peças femininas serão mais presentes e ganharão força.
"Para elas, roupas que delineiam o corpo e valorizam a silhueta. Para os homens, o estilo futurista; na verdade, tanto para o feminino quanto masculino. Uma estética mais futurista, principalmente nos tênis. Isso é uma tendência que já está presente", destaca. Outro item bastante popular no mundo da moda são as crocs, que voltaram e estão fazendo um "estranho" sucesso, como descreve Laís. Ela atrela esse fenômeno às tendências consideradas incomuns e afirma: "O legal é ser diferente".
Looks
Combinações glamourosas, sobretudo nos dias em que o visual mais necessário é aquele acolhedor e confortável. As consultoras de imagem, estilos e cores Patrícia Coutinho e Patrícia Magalhães ressaltam que o maximalismo esportivo, como elas chamam, transformam essas peças mais práticas em algo autêntico, e que pode ser usado em diferentes momentos. "As palavras que descrevem a tendência são cores vibrantes, construções inusitadas, inovação e extravagância", avaliam as especialistas.
Em relação às cores, elas afirmam que o melhor estilo é o dopamine dressing, marcado por carregar alegria, vida e combinar com os dias mais quentes. Ao falarem sobre o athleisure, as consultoras comentam que as principais vestimentas acompanhadas desse tipo de moda são leggings, joggers, moletons, jaquetas bomber, tops, croppeds, bonés, bermudas, tênis e chinelos.
Saiba Mais
- Revista do Correio Superação, força e ativismo: a experiência de viver com o HIV
- Revista do Correio A febre da decoração gamer: estilo vira tendência entre jovens e adultos
- Revista do Correio Em ritmo de Copa, marcas brasilienses e fashionistas apostam no 'Brazilcore'
- Revista do Correio Os perigos de ciclar: prática é conhecida pelo uso de anabolizantes
- Revista do Correio Maconha deixa o cérebro menos eficiente e o efeito é pior nos adolescentes
Casal com blusa de time?
Um assunto famoso na internet, gerando memes e uma ampla discussão, são os encontros românticos em que um dos apaixonados usam camisetas de time de futebol. De uma maneira ou outra, esse tipo de vestuário também encontra-se dentro da moda esportiva, que é, geralmente, mais usado pelo público masculino. Esse hábito, segundo Patrícia Magalhães e Patrícia Coutinho, virou uma tendência.
Esse look, na visão de ambas, era até pouco tempo restrito, somente à periferia, e considerado brega. “Todavia, a febre do “Brazilcore” potencializou o uso por meio das redes sociais. Assim, acredito que quem sempre usou vai continuar usando, pois se constitui em uma parcela da população, principalmente homens, em que a camisa do time de sua paixão vai continuar a existir independentemente da Copa do Mundo, ou de tendência de moda”, contam.
As mulheres, entretanto, queixam-se sempre que o namorado ou marido usa a camisa de algum clube de futebol. Muitas, inclusive, acham desleixo ou provocação, principalmente porque o gênero é bastante conhecido por sempre se produzir e arrumar o melhor look para sair. No entanto, esse pensamento mudou, de acordo com as especialistas. Nessa temporada atual, com alta do mundial no Qatar, as camisas, que eram inimigas do público feminino, se tornaram fortes aliadas nas horas das produções mais estilosas.
Dicas para combinar as peças:
Uma das principais vertentes e características da moda esportiva é a capacidade da união com o casual, do clássico e do informal. Por isso, as especialistas deram algumas dicas de peças que podem bombar na hora de sair.
— camiseta com camisa de botão aberta por cima, calça preta e tênis;
— suéter com camisa social por baixo, calça jeans e mocassim;
— camisa jeans, calça de sarja e tênis;
— camiseta, calça jeans, blazer e mocassim.
Pensando em estampas, as mais clássicas, como por exemplo, as listras e o xadrez, podem ser usadas. Não precisa ser a roupa inteira, mas em detalhes, como acabamentos, lapelas, vieses e forros de blazer, cadarços de tênis e lenços.
Dessa forma, a sua imagem com o blazer será irreverente, moderna e diferente do que habitualmente as pessoas usam. O importante é ousar na hora de se vestir. Portanto, abuse de calça jogger, moletom, jaqueta, touca, boné, etc. O importante é saber unir as peças básicas do sportwear com outras estilosas do universo casual.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.