MODA

Em ritmo de Copa, marcas brasilienses e fashionistas apostam no 'Brazilcore'

A nova onda tenta inovar nas roupas 'verde e amarelo', ressignificar a bandeira do Brasil e apresentar possibilidades de looks além das blusas da CBF

Débora Oliveira
postado em 05/12/2022 23:11 / atualizado em 05/12/2022 23:13
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

De quatro em quatro anos, os brasileiros se unem para festejar a Copa do Mundo. Com a chegada do evento, as cores da bandeira do Brasil tomam conta das ruas, das decorações e das roupas. Na moda, essa temática é chamada de “Brazilcore” e, em 2022, a tendência ficou ainda mais em evidência a partir do segundo semestre deste ano, quando blogueiras e influenciadoras, tanto brasileiras quanto estrangeiras, começaram a usar roupas nas cores verde e amarelo e compartilhar os looks nas redes sociais.

O "Brazilcore" consiste em apresentar a "essência" do Brasil por meio da utilização de símbolos nacionais em roupas e acessórios e sempre foi utilizado em diversos pontos do país. Neste ano de copa, a tendência chega em um período de ressignificação da bandeira brasileira, já que nos últimos anos foi adotada como símbolo das manifestações da direita e pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

O movimento ressalta a importância de não deixar políticos se apropriarem dos símbolos nacionais. Em abril deste ano, Anitta foi uma das cantoras que aderiu ao movimento ao usar as cores da bandeira no look ao se apresentar no Coachella. Usar cores que remetem ao azul do mar, o verde das florestas e o amarelo das nossas riquezas é sobre ser brasileiro, e pensando nisso, marcas brasilienses lançaram coleções inspiradas na temática. 

Caia Brand

Apaixonadas pelo clima da Copa do Mundo, Maria Clara Nunes e Isabela Rizzo, sócias da Caia Brand, apostaram na trend. Sabendo que teriam muitas outras marcas criando coleções com o mesmo tema, a marca procurou inovar. “O primeiro passo foi a escolha das peças, criamos todas do zero e assim como as outras coleções da Caia, escolhemos as peças que gostaríamos de usar e que achamos que não dá para encontrar em outras lojas”, conta Maria Clara.

A coleção é formada por peças coloridas e com bordados à mão com miçangas e lantejoulas. Entre as peças, conjunto do Brasil, blusas com escrita divertida e peças mais luxuosas como cropped bordado. Para trazer identidade, o shooting foi pensado de forma que trouxesse elementos que são “a cara do Brasil”. “Apostamos na canga com a bandeira do Brasil, um barzinho local (o Oficina Bar da Asa Sul) que usa mesas e cadeiras de plástico bem características em bares do nosso país, copo americano e cerveja de garrafa, coxinha, pão de queijo, guaraná, brigadeiro, havaianas e etc”, conta a empresária.

  • Conjunto Brasil Divulgação
  • Blusinha I ??Brasil: Camiseta branca canelada com bordado preto "I ?? Brasil" com o coração bordado a mão. Divulgação
  • Cropped Bandeira: Cropped bordado a mão com miçangas e lantejoulas. Divulgação

Mam Design

Para quem não curte peças muito coloridas, os acessórios são ótima opção para apostar na tendência do Brazilcore de forma mais pontual. Comandada pelas irmãs Maria Luísa e Maria Augusta Sylos, a marca de acessórios Mam Design, que conta com peças de acrílico e metais banhados a ouro e prata, também apostou em uma coleção com temática especial para a Copa do Mundo.


“A coleção Brasil é composta por 16 modelos inspirados na relação de nossas cores combinadas a natureza de nosso país, acompanhada de uma pitada de paixão pela garra, pela torcida e pela vida”, conta Maria Luísa sobre a coleção.

  • Mam Design: Brinco Penta Agência CNARIUM
  • Mam Design Agência CNARIUM
  • Mam Design: Brinco Nix Agência CNARIUM
  • Mam Design: Choker Vai Brasil Agência CNARIUM

Dane-se

Comandada por Daniel Moreira e Enozor Júnior, a Dane-se, marca brasiliense, também lançou uma coleção especial para a Copa do Mundo. A linha trabalha com quatro itens exclusivos, sendo duas camisetas com o logotipo clássico da marca nas cores da bandeira do Brasil. Já o conjunto de camisa e short é inspirado na arte de um dos painéis de Athos Bulcão, em Salvador, na Estação de Transbordo da Lapa.

Coleção copa da Dane-se
Coleção copa da Dane-se (foto: Reprodução Instagram)

Fashionistas apostam na trend! Veja e inspire-se!

Moderna e elegante, a empresária e influenciadora digital Thamires Ximenes, que soma 145 mil seguidores no Instagram, é super adepta da tendência e compartilha em seu perfil diversos looks onde usa as cores da bandeira do Brasil. Entre eles, destaque para um conjunto de renda crochê, que enaltece a cultura do artesanato brasileiro.

 

Com paleta de cores no armário muito bem definida, a influenciadora Jacira Doce, com quase 57 mil seguidores no Instagram, também aderiu a tendência. Sem perder o DNA de seu perfil, Jacira optou por usar as cores do Brasil de forma mais discreta, dando destaque para elas nos acessórios.

 
 
 
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Fazendo a linha criativa, a influenciadora digital Gabriela Pascoal, não teve medo de apostar na tendência do Brazilcore, e inovou ao usar dois biquínis juntos criando uma sobreposição com as cores da bandeira do Brasil. Com 93 mil seguidores no Instagram, a influencer chama atenção pelos looks ousados e criativos.

 
 
 
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Uma publicação compartilhada por GABRIELA PASCOAL (@gabipasscoal)

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