A moda tem entre suas principais características a natureza cíclica, amparada nas mudanças sociais. Por isso, com o passar dos anos, tendências relacionadas à arte acabam se misturando com o universo fashion e vice-versa. Atualmente, o balé, modalidade de dança criada há mais de 500 anos, influencia uma moda inspirada em seu estilo, conhecida nas redes como balletcore.
"Core" tem como um dos significados "essência" e, nesse caso, balletcore seria uma forma americanizada de explicar o fenômeno de uso de roupas naturalmente associadas ao balé, como collants, saias de tule, bodies, boleros, cardigãs, blusas com amarração e polainas. Há também um destaque para as sapatilhas, que seguem em alta, mesmo não relacionadas diretamente com a estética.
Além das peças características do estilo, a designer e consultora de imagem Sofia Moncaio afirma que as cores claras e pastéis, como o rosa, sobreposições e looks confortáveis também marcam a tendência. Mas, ressalta: "O que é mais marcante é sua pegada super feminina e romântica".
Para explicar o surgimento e a popularização do balletcore, Sofia explica que a pandemia tornou o conforto uma condição inegociável para a maioria das pessoas. "Nesse contexto, assistimos à adoção de tendências como o athleisure (estilo esportivo levado para fora das academias) e o loungewear (peças essencialmente desenvolvidas para serem usadas em casa). O balletcore parece um desdobramento desse movimento", afirma a consultora de estilo, fazendo a ressalva que a moda inspirada no balé tem particularidades que a diferenciam dos outros exemplos.
História
Apesar de estar em alta em diversas redes sociais e aparecer vestindo várias figuras públicas, o estilo não é novidade. "Em 1920, o grande designer Paul Poiret já era influenciado pela companhia de balé russa Ballet Russes, de São Petersburgo, para criar seus vestidos de noite", pontua Sofia. Após esse período, diversos estilistas se utilizaram dessa fonte de inspiração.
Mais recentemente, a consultora de imagem aponta a Miu Miu como um exemplo de marca que apostou na tendência, com sapatilhas inspiradas no universo do balé, com opções tradicionais e também mais modernas, com fitas e cores vibrantes. Sofia lembra que outras grifes também entraram na onda, até mesmo em coleções novas, como a primavera-verão 23, como Chanel e Simone Rocha. "As coleções têm nítidas inspirações no universo do balé", afirma.
A tendência fica ainda mais em alta quando consideradas as temperaturas das estações, que são as mais altas do ano, e os tecidos e peças costumam ser leves e abertos, favorecendo o uso nessas condições. Além disso, estão presentes no cinema e nos seriados. Um dos mais inesquecíveis, para Sofia, é o figurino utilizado por Carrie Bradshaw, protagonista da série Sex and the City, na abertura do programa. A saia de tule branca e body rosa colado no corpo ajudou a popularizar o estilo, tornando-se marcante para as fãs do programa.
Saiba Mais
Como usar?
Apesar de para alguns parecer extravagante, as peças podem, sim, ser adotadas no dia a dia se bem pensadas com outros itens. A consultora de imagem e personal stylist Karol Stahr recomenda apostar nas peças mais básicas e coringas, como jeans. "Dessa forma, você consegue combinar com o que já tem. É só pegar um elemento da tendência e unir com outras peças casuais", aconselha. Na parte de acessórios e complementos, faixas de cabelo, laços, pérolas e polainas caem bem e são ótimas opções para quem quer começar aos poucos.
Não existe limitação, a única ressalva que Karol faz é com o cuidado de não sair fantasiada de bailarina nas ruas. Indicações feitas pela consultora são de inserir o collant com pantalona e blazer, ou legging com blusas e cardigãs longos. O importante, para a profissional, é adaptar no seu próprio estilo, combinando com o que traz naturalmente conforto e bem-estar. "A mistura é com você", completa.
Estilo
Apesar de não existir um perfil que limite o estilo, a personal stylist explica que aquelas que têm afinidade com o estilo romântico e esportivo, com certeza, vão se encaixar bem com a tendência, já que possuem características que conversam entre si. "Porém, acredito que mulheres que amam conforto também vão curtir", acrescenta. Além disso, quem tem estilo moderno e criativo consegue compor looks inusitados com a tendência, seguindo na direção de mesclar elementos e transformar uma proposta própria.
Karol explica que ao escolher ir na direção da alfaiataria e estilo mais formal, o look final com as peças de balé fica com ar mais elaborado e dramático. A profissional recomenda que ocorra um estudo prévio da combinação para passar a impressão desejada.
Acompanhar as tendências e observar referências e a moda em si têm a vantagem de expressar seu estilo e personalidade por meio do corpo, do vestir de forma autêntica. Segundo Karol Stahr, só é negativo quando não conversa de forma nenhuma com seu estilo pessoal, e você se sente pressionada a usar esse padrão porque está em alta, por influências externas.
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte