No século 20, durante a Segunda Guerra Mundial, os homens foram convocados para o fronte e as mulheres assumiram funções nos bastidores, muitas em cargos considerados masculinos. O vestuário precisava ser funcional. Para atender às demandas da época, espartilhos e saias deram lugar a calças, coletes e macacões largos, mas estruturados.
Oito décadas depois, a moda utilitária compõe passarelas, vitrines e looks atualizados — com direito a calças cargo e jaquetas, tudo com muitos bolsos, recortes e zíperes. Na última Semana de Moda de Paris, que fechou o mês da moda internacional, Stella McCartney, Louis Vuitton e Rokh, do designer sul-coreano Rok Hwang, foram algumas das grifes que desfilaram a proposta.
Georgia Castro, designer, professora e pesquisadora de história da moda no Departamento de Design da Universidade de Brasília (UnB), explica que o conforto e a utilidade são as principais características da vestimenta nesse estilo. "A modelagem é ampla, o que permite maior fluidez. As peças costumam ser fáceis de usar e encaixam bem no cotidiano. É uma das razões para que seja cada vez mais apreciado e, hoje, já é tendência para o street style."
Scheila Sanntos (@scheila__), empresária especialista em moda e co-host do PowerCast, observa que o utilitarismo vai da pegada militar a aviador, uma vez que suas origens são de um tempo em que as roupas eram pensadas para a rotina de trabalho muito mais do que pela estética. "Visualmente, são peças de fácil caimento, que remetem à funcionalidade", detalha.
Assim, é comum a "carinha" de uniforme. "Tanto é que esse movimento influenciou as roupas de várias outras categorias profissionais que priorizam conforto e praticidade", complementa Georgia.
Outros elementos que aparecem abundantes são elásticos e cordões. E vale lembrar que a modelagem cargo é evidenciada também em bermudas, shorts e saias, além das calças, mais tradicionais. "É um estilo muito marcado pelas cores preto, verde musgo, cinza e marrom. Apesar de parecer mais básico, nada impede que seja usada uma paleta colorida. Para as mais ousadas, um macacão rosa com elástico, por exemplo, pode ficar ainda mais charmoso", aconselha Scheila.
Embora o efeito visual costume ser despojado, a moda utilitária é adaptável para ocasiões sociais e ambientes semi-corporativos com muito estilo. Uma dica é investir em uma peça conceito — e não, necessariamente, o look todo com detalhes e volume — e misturar com couro, alfaiataria e blusas lisas.