Certamente, você já viu em alguma vitrine looks com aquele conjunto de dobras e ondulações, que criam um efeito enrugado nos tecidos. Trata-se de uma técnica conhecida como drapeado. No passado, muito comum em vestidos, teve seu retorno fortalecido nos desfiles da Versace e da Cushnie et Ochs, em 2018. Desde então, caiu no gosto dos mais diferentes estilos, mostrando sua versatilidade.
A título de curiosidade, Monaliza Gebrim, consultora de imagem e estilo humanizada, destaca que é possível perceber o uso da técnica nas vestimentas das antigas estátuas do Egito e do Império Romano. Já nos anos 1930, a estilista de alta-costura Madame Grès foi a responsável por criar vestidos drapeados, ainda hoje lembrados pela elegância e pelo luxo.
Bastante associada à sensualidade, devido aos decotes exuberantes, hoje, o modelo tem conquistado mais públicos e vai do minimalismo ao elegante, podendo aparecer em um detalhe ou na peça inteira, conforme explica a consultora de imagem Sara Diana. "É uma tendência super feminina e moderna, que agrega mais personalidade às produções", completa.
Mas, afinal, como usar?
Para inserir o drapeado em diferentes ocasiões e estilos, é preciso estratégia e atenção ao acabamento, ao tecido e ao aviamento da peça, dado que esses elementos são determinantes para o contexto em que será usado. Por exemplo, uma roupa em seda, com gola alta e drapeada pode ser usada à noite e em cenário mais formal, enquanto aquela criada em algodão e com elástico vai bem de dia, em ocasiões despojadas, por ser mais informal.
Para composições mais sensuais, Sara sugere combinar uma saia ou um vestido justo à uma sandália de tiras. "Outra proposta, para quem não deseja mostrar tanto a pele, é optar por blusas drapeadas, tênis ou botas e uma terceira peça, para finalizar com criatividade", afirma.
Na vertical, a técnica alonga e afina a silhueta; na horizontal, corta-a e, desse modo, "achata" o corpo como um todo ou parte dele. Como a maioria dos drapeados são reguláveis, é possível ajustá-los para deixar o efeito franzido da forma preferida.
Quantos às cores, rosa, azul-royal, roxo, laranja, verde e tons neons ficarão em alta até o próximo verão. E, como dica final, Monalisa atesta: "Sempre que quiser apostar em peças drapeadas, com uma versão moderna e atualizada, capriche nos acessórios, penteados e maquiagem de acordo com seu estilo e formalidade que deseja usar o look".
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.