Após quase dois anos parados por conta da pandemia, o segundo semestre de 2022 ficou marcado pela volta dos shows e dos festivais. Depois de tanto tempo, fica até difícil saber o que usar nesse tipo de ambiente para se manter estiloso sem perder o conforto. Qual será a tendência que é a cara em 2022? O que as it girl do momento estão usando? Onde encontrar essas peças? Como adaptar essas tendências para o seu estilo pessoal?
Segundo Karol Stahr, consultora de imagem, nos festivais deste ano, a ousadia e a sensualidade ganharam força, e os mix de estampa, as cores vibrantes e os brilhos também tiveram seu lugar. Os tons vivos também são apontados por Carol Bressane, consultora de imagem e estilo, como um ponto forte. "Apostou-se em cores fortes, como vermelho, laranja e azul, nos tons neons, como amarelo e verde. As variações de lilás também apareceram em muitos looks nos últimos festivais."
Saiba Mais
Couro colorido, estampas de animal print, poá, xadrez ou tie day, itens metalizados, holográficos ou com aplicações estão super em alta. O mais importante é usar o look como forma de transmitir sua personalidade sem ter medo do julgamento pelas combinações ou extravagâncias. "Foram dois anos de pandemia e longe dos festivais. Nada melhor do que voltar a se conectar novamente com as pessoas, mostrando por meio dos seus looks toda a sua essência e personalidade", diz Carol.
Muito além da foto
Todo mundo sabe que os festivais de música são o lugar perfeito para dar close no Instagram, fazer pose, gravar vídeos, mas não dá para esquecer que o principal objetivo não é esse. Então, além da aparência, a produção precisa ser funcional. A Carol, então, deu algumas dicas para a Revista de como colocar para jogo as tendências que a gente vê no Pinterest, Tik Tok e Instagram.
Antes de escolher realmente o que usar, é bom saber em quem se inspirar. A criação de conteúdo nas mídias sociais cresceu exponencialmente durante esses últimos ano, então selecionar pessoas de estilo e realidade parecida auxilia muito nesse processo. Não adianta pegar inspirações de influenciadoras que moram em locais com clima muito diferente do seu, por exemplo.
Segundo a consultora, essas inspirações mais personalizadas vão ajudar na montagem de novas combinações com roupas que, muitas vezes, você já tem no armário. Com a cabeça cheia de ideias, será mais fácil de incluir as peças-chaves do seu estilo pessoal em looks mais estilosos e ousados — com a cara dos festivais.
Para transformar as opções que você já tem em casa em produções impecáveis, Carol sugere apostar em acessórios. "São elementos essenciais para finalizar a composição do look, eles ajudam a dar um toque super especial." Usando na medida certa, sem exageros, coloque os acessórios como o destaque da produção. Meias coloridas de cano alto, lenços, bandanas, chapéus, óculos ousados, colares, mix de pulseiras, cintos, relógios são algumas das dicas da consultora.
Karol Stahr acrescenta que bolsas também não podem faltar. Mochilas, pochetes, minibags dão vida ao look e ainda funcionam para guardar aqueles itens essenciais para aproveitar as horas de música. Na hora de se arrumar para esse tipo de evento, o mais importante é não esquecer do conforto, seu "eu do futuro" vai te agradecer!
Para aproveitar o momento, aposte em sapatos baixos, que já tenham sido amaciados por você, como tênis, botas, coturnos, sapatilhas, sapatênis, rasteirinhas… Além disso, roupas que já estejam ajustadas e não você não precise ficar se arrumando durante o evento, casacos que possam ser amarrados na cintura, tecidos leves e que sequem com rapidez, fáceis de tirar para ir ao banheiro, nada que incomode ou desamarre com facilidade. "Sempre buscar por peças confortáveis, descoladas e criativas que te deixem segura e confiante", afirma Karol Stahr, consultora de Imagem.
Cada festival uma personalidade
O clima, o local, o estilo musical, o horário, tudo vai interferir um pouco na decisão do look ideal. Cada festival pede um estilo determinado de produção, é sempre bom checar essas informações antes de sair de casa. Lugares abertos precisam de cuidados diferentes dos fechados, assim como os diurnos e os noturnos, e assim por diante. Estar preparado para os fatores externos é sempre importante para não se frustrar durante o show.
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte