Ao planejar um ambiente, nem sempre os arquitetos e designers encontram móveis e objetos que se encaixem perfeitamente no espaço e no que se busca transmitir por meio dele. Algumas vezes, a busca exaustiva pelo mercado pode trazer o resultado esperado, em outras, a solução é criar algo novo.
E a criatividade dos profissionais de decoração que estão participando da CasaCor Brasília 2022 está em alta! Ao todo, sete ambientes contam com mobiliário autoral, peças únicas que casam não só com os espaços nos quais estão dispostas, mas também com a proposta da mostra, cujo tema nesta 30ª edição é Infinito Particular.
A designer de interiores Lisi Sandri, do escritório Lisi Sandri Arquitetura e Interiores, responsável pelo projeto do Café, conta que o mobiliário autoral foi uma das maneiras que encontrou para usar o ambiente com todas as suas possibilidades. "O espaço não era tão grande e queríamos poder acomodar bem os clientes, com muitos lugares, e, ao mesmo tempo, manter um fluxo de passagem confortável. O sofá arredondado do canto alemão nos permitiu essa otimização", explica.
Lisi acrescenta que, ao criar as peças especificamente para o espaço, é possível inserir o conceito determinado pelo cliente nos mínimos detalhes, dando uma sensação maior de continuidade e originalidade.
No Café, além dos sofás, as mesas em porcelanato e as mesinhas de apoio foram criadas pelo escritório. As formas orgânicas são uma das características marcantes do projeto e, como a Revista adiantou há alguns meses, os móveis arredondados são umas das grandes tendências em decoração. "Buscamos essa forma mais orgânica muito marcada no café, com o teto arredondado e uma acústica bem legal. Isso ajuda na sensação de conforto dos clientes e o espaço flui melhor como um todo", completa Lisi.
Exclusividade
No ambiente Domus Vita, criado por Jéssica Campos, todo o mobiliário é autoral. Entre eles, o destaque vai para o sofá automatizado e com encosto retrátil comandado via Alexa. Assim como Lisi, o formato arredondado também fez parte das criações de Jéssica, nas poltronas confortáveis que convidam ao descanso.
Outro cômodo que traz forte influência dos móveis personalizados e pensados exclusivamente para compor o projeto é o Studio do designer. Três dos móveis expostos foram criados por Felipe Zorzeto, arquiteto e sócio-fundador do Studio Varanda.
Dois dos maiores móveis do espaço, os que mais chamam a atenção ao entrar no estúdio, estão entre os designs de Felipe Zorzeto: a estante Módulo Letras, um móvel descontraído que representa as letras do alfabeto e pode ser utilizado em diversas combinações, e o Buffet Palafita, inspirado nos sistemas construtivos e nos pilotis.
O terceiro é uma novidade. O Carrinho Téa, lançado este ano, é a versão brasileira do inglês tea cart ou tea trolley — um bar sobre rodas com elementos de apoio curvos, que trazem movimento ao conjunto, sustentado por três apoios em madeira maciça.
Marcella Schiavoni, sócia-fundadora do Studio Varanda, comenta que o escritório começou a desenvolver móveis autorais a partir de uma demanda e necessidade dos clientes. “Acreditamos que os desenhos do Felipe trazem a possibilidade de criarmos uma casa com vida e personalidade, algo feito especialmente para o cliente”.
Ela acrescenta ainda que ao pensar um mobiliário para um projeto, Felipe nomeia a peça em homenagem ao cliente para quem ela foi feita. Os sócios acreditam que ter um designer na equipa agrega muito ao resultado final dos espaços, permitindo que o ambiente tenha a cara de quem vai viver ali e carregue uma memória afetiva.
Além de sócios, Marcella e Felipe são casados e montaram o Studio do Designer de acordo com o infinito particular que os representa. “Fizemos um cômodo que gostaríamos de ter em nossa casa, onde temos também muitos móveis criados pelo Felipe”, completa Marcella.
Outro lançamento exclusivo está no espaço Farm House SR Só Reparos. Os bancos de pedra da área externa e a luminária Íris foram concebidos pelo escritório Choque Design, também responsável pelo projeto arquitetônico.
George Zardo, do Espaço da Zardo Arquitetura e Interiores, projetou o loft Mi Casa, Su Casa e acrescentou duas peças autorais. Uma mesa de jantar em formato orgânico com fogão acoplado e tampo em basalto cinza e os pendentes do jardim suspenso, em aço carbono e pintados de preto, foram os móveis pensados pelo arquiteto e designer.
A mesa nas quais os profissionais recebem os visitantes e as redomas nas paredes do hall de entrada do evento também são exclusivas. Foram desenhadas por Leo Romano, arquiteto que projetou a área.
Saiba Mais
- Revista do Correio Mãe na adolescência: "Sabia dos riscos, mas achei que não aconteceria comigo"
- Revista do Correio Um misto de gratidão e tristeza na celebração do Outubro Rosa!
- Revista do Correio Educação financeira: criançada pode e deve cuidar do próprio cofrinho
- Revista do Correio Arte, gastronomia e descanso em um fim de semana divertido em São Paulo
- Revista do Correio Prêmio Correio Braziliense CasaCor Brasília tem votação prorrogada
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.