Moda

Plumas e pelúcias: na semana de Moda de Milão e no gosto das fashionistas

Veja como incorporar ao guarda-roupa pelúcias, franjas e plumas, itens presentes nos mais importantes desfiles do mundo e nas produções de famosas

Por Carolina Marcusse*
postado em 06/10/2022 00:01 / atualizado em 06/10/2022 13:41
 (crédito:  C&A/Divulgação)
(crédito: C&A/Divulgação)

Na Semana de Moda de Milão, a pelúcia conquistou o protagonismo nas passarelas. E o tecido fofo, que garante conforto e um ar divertido para o look, não está sozinho entre as tendências — outros itens com texturas também estão em alta, a exemplo de plumas, franjas, pedrarias, paetê e lurex. Ótimas opções para variar as composições, também podem combinar com peças básicas, como blusas lisas.

Todos esses elementos causam impacto visual e enriquecem o look, pois chamam a atenção e geram destaque, acredita a consultora de imagem Iramara Passos. Independentemente se presentes nos acessórios ou na própria roupa, a profissional reforça que podem tirar qualquer produção da mesmice. E aconselha: "Se seu objetivo é se destacar, pode investir sem medo".

No caso particular das pelúcias, a tendência tem sido reforçada, principalmente, por figuras públicas, caso das cantoras Olivia Rodrigo e Dua Lipa, que apareceram recentemente utilizando peças do tipo. "A pelúcia pode ser encontrada em sapatos, bolsas, chapéus e casacos", afirma Iramara, sobre a versatilidade do tecido.

Além do objetivo estético, ele está conectado com a "moda comfy", que destaca a sensação de conforto e bem-estar, tanto para quem usa quanto para quem vê, lembra a consultora. "A sensação de estar vestindo uma roupa em pelúcia é muito boa, puro conforto. É quase como abraçar aquele ursinho da infância", completa.

Para combinar, os principais itens recomendados pela especialista são os básicos, que, naturalmente, seriam utilizados no dia a dia, como jeans e alfaiataria. Dessa forma, não é necessário adaptar o guarda-roupa inteiro, é possível compor com o que já está lá. Ao combinar as peças comuns com as pelúcias, não há exagero de informação e se passa uma imagem mais "fashionista e descolada".

 Crédito: Reprodução/Instagram. Revista. 02/10/2022. Moda. Cantora Dua Lipa com um chapéu bucket de pelúcia.
Crédito: Reprodução/Instagram. Revista. 02/10/2022. Moda. Cantora Dua Lipa com um chapéu bucket de pelúcia. (foto: Reprodução/Instagram)

A dica de Tiara Mendes, consultora de estilo, é apostar em terceiras peças e acessórios, como camiseta com calça jeans e casaco de pelúcia. Para o verão, como é um tecido que costuma esquentar e se torna inviável como sobreposição, os acessórios são os mais bem-vindos, como brincos, bolsas e adereços de cabelo, como presilhas.

Mesmo sendo uma peça multifuncional, demanda cuidado extra na hora da lavagem, pois não é tão simples de limpar. Na maior parte dos casos, não pode ser lavada na máquina com perigo de prejudicar sua durabilidade. A recomendação varia de acordo com a peça em questão, mas, no geral, devem ser lavadas manualmente.

Franjas

Vestido assimétrico com franjas, da Renner
Vestido assimétrico com franjas, da Renner (foto: Renner/Divulgação)

Muito presentes em roupas com couro, as franjas "trazem sensação de movimento". Tiara Mendes recomenda o uso em sapatos, bolsas, saias, blusas e vestidos, mas alerta: "Dependendo da forma como as franjas aparecem nas roupas elas podem acabar conferindo volume ao corpo".

A principal forma de incluir no estilo é no final da peça, na barra. Para equilibrar com outros elementos, é interessante apostar em cores como branco, bege, preto e nuances de cinza. "Se você quiser ousar nas franjas e busca um look mais glamouroso, aposte no monocromático com uma blusa toda de franjas e uma calça de couro ou paetê", indica Tiara.

 Crédito: Reprodução/Instagram. Revista. 02/10/2022. Moda. Leonie Hanne, blogueira e modelo com saia com franjas na barra.
Crédito: Reprodução/Instagram. Revista. 02/10/2022. Moda. Leonie Hanne, blogueira e modelo com saia com franjas na barra. (foto: Reprodução/Instagram)

Pedrarias

As pedras preciosas incluídas na moda vão desde o street style até o tapete vermelho, pois, dependendo da combinação, pode encaixar com itens mais simples ou ser a parte principal do look. Tiara Mendes explica que, antigamente, eram associadas à noite e a festas refinadas, mas, hoje em dia, podem ser utilizadas com jaquetas, peças informais e em eventos casuais.

 Crédito: Urbanic/Divulgação. Revista. 02/10/2022. Moda. Vestido com pedras brilhantes no tecido e no detalhe do ombro.
Crédito: Urbanic/Divulgação. Revista. 02/10/2022. Moda. Vestido com pedras brilhantes no tecido e no detalhe do ombro. (foto: Urbanic/Divulgação)

O cuidado que Iramara Passos, consultora de estilo, aconselha é: "Roupas com pedraria funcionam como joias, deve haver atenção para não cair no excesso". A recomendação da especialista é começar a montar o look a partir da peça com pedraria. Ela cita como exemplo a escolha por uma saia com os itens, que deve ser a primeira selecionada, antes da blusa e do sapato, que precisam ser mais neutros e sem muitos detalhes. Além disso, o uso de acessórios deve ser mais contido, já que a peça por si só já funciona como um grande acessório, sendo protagonista da produção.

Plumas

Características dos anos 1920, as plumas e penas voltaram a marcar presença. "Desde um vestido de festas ao passeio de domingo, as plumas podem ser usadas como um detalhe que vai diferenciar aquele look", afirma Tiara Mendes. Darão um ar mais sofisticado a roupas executivas.

Vestido de paetê com plumas nas mangas: duas tendências
Vestido de paetê com plumas nas mangas: duas tendências (foto: Zen Oficial/Divulgação)

Assim como as franjas, tem sido utilizada no final da peça, nas barras, mas não estão restritas a elas, já que aparecem em sandálias, tiaras, brincos e outros acessórios. Para os dias frios, pode funcionar para dar destaque e valorização em combinações muito neutras, chamando mais atenção para botas e casacos.

Orientações

Apesar de adaptáveis para todos os estilos, não são todas as pessoas que se interessarão por usar itens com texturas. Tiara Mendes explica que quem tende para estilos românticos e clássicos pode achar excessivos os tecidos, já para quem se interessa pelo estilo mais criativo e dramático, pode combinar de forma mais efetiva.

  • A model presents a creation for Bottega Veneta's Women and Men Spring-Summer 2023 fashion collection on September 24, 2022, as part of the fashion week in Milan. (Photo by Filippo MONTEFORTE / AFP) AFP
  • Bottega Veneta's abusou das texturas em Milão AFP
  • Crédito: C&A/Divulgação. Revista. 02/10/2022. Moda. Bolsa de pelúcia preta combinada a um look casual. C&A/Divulgação
  • Sandália com detalhe de plumas da Arezzo Arezzo/Divulgação
  • Sandália de salto fino com plumas, da Jéssica Mello Jéssica Mello/Divulgação

Para manter o equilíbrio, a consultora de estilo lembra que é importante estar ligado à proporção de tronco e pernas para não gerar estranheza e uma parte roubar espaço da outra. "Por exemplo, se for usar uma peça oversized, combine com uma peça mais acinturada. Se quiser usar um look todo oversized, prefira monocromáticos ou lembre-se de deixar um pouco de pele à mostra, como braços ou tornozelo", ensina.

Apostar em outros tecidos brilhosos, como cetim, lurex e cirrê, pode ser uma escolha certeira, principalmente para as noites e em tecidos como tricô, linho e fibras naturais, que seguem em alta na próxima estação, já que não precisam estar necessariamente na peça principal.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação