Bichos

Banho e tosa: pelos escovados e limpos para um pet bonito — e saudável

Cuidar do pelo e, consequentemente da pele, dos animais é fundamental para mantê-los saudáveis

Luna Veloso*
postado em 10/10/2022 06:00 / atualizado em 10/10/2022 13:28
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Os pelos funcionam como a barreira de proteção entre os animais e o mundo lá fora. Queimaduras solares, produtos químicos, agentes infecciosos, traumas físicos... são inúmeros os agentes externos que podem prejudicar o bem-estar e a saúde dos animais. Por isso, é de extrema importância manter os cuidados com a pele deles em dia.

Cristina Samarco, médica veterinária especializada em dermatologia, explica que é importante manter a higiene, a integridade e a escovação dos pelos em dia para evitar infecções, doenças de pele, prevenir os nós e melhorar ainda mais a aparência deles.

A frequência adequada para os banhos, se o animal estiver saudável, vai depender apenas da rotina familiar em que ele está inserido — esses podem ser semanais, quinzenais ou até mensais.

O tosador Samuel Castro Groomer, bicampeão do Groom Brasil, maior concurso de tosa da América Latina, ressalta que só é necessário levar em conta os produtos que serão usados. Esses precisam ser, além de exclusivamente veterinários, de alta qualidade, principalmente quando os banhos forem semanais, para que, mesmo com a alta frequência, não haja interferência no pH da pele deles.

Nos casos em que os problemas de pele, infelizmente, já fazem parte da realidade, os banhos serão usados como forma de tratamento para remover sujeiras, substâncias alergênicas e agentes infecciosos. Durante esse período, a frequência de banhos precisa ser elevada e determinada pelo veterinário.

Para Cristina Samarco, algumas raças podem precisar de um pouco mais de atenção na hora de realizar esses cuidados devido a predisposição a dermatites, a exemplo de buldogues francês e inglês, shih-tzu, pug, american staffordshire, golden retriever e maltês.

Além disso, muitos cães sem raça definida podem apresentar essa predisposição, precisando de um olhar mais atencioso e cuidados direcionados. Samuel Castro acrescenta a importância de dar atenção a outras particularidades — além da raça —, como idade, pelagem e temperamento dos pets.

Esse é o caso do Loki, vira-lata de 4 anos, diagnosticado com dermatite e alguns outros problemas de pele. A tutora Sara Stopanovski, 19, tem uma rotina bem dedicada de cuidados. Além da tradicional ida ao petshop para o banho semanal, esse cãozinho exige o uso de produtos específicos com propriedades hidratantes, como xampus, cremes e sprays, aplicação de cytopoint a cada 45 dias e alimentação regrada para diminuir as coceiras, feridas e inflamações na pele.

Com o acompanhamento frequente ao veterinário e a disciplina com os cuidados, Loki está quase curado. Com muito menos incômodo, tem apenas algumas manifestações pontuais de suas alergias.

Tosa, limpeza e secagem

Para a tosa, o período de intervalo deve ser um pouco maior do que o do banho — o aconselhável é esperar de dois a três meses para repetir o procedimento, além de nunca tosar muito baixo para evitar efeitos rebotes do organismo. Durante os períodos de intervalo dos banhos e da tosa, produtos de manutenção podem ser aplicados em casa para ajudar a conservar a saúde da pele e a aparência dos pelos.

O groomer Samuel Castro alerta que não se deve nunca utilizar cosméticos para humanos nem produtos de limpeza nos pets. O mercado oferece uma grande variedade de hidratantes, cremes, perfumes, óleos, leave-in, máscaras e escovas apropriadas para a espécie, cada um desses com suas próprias indicações e especificações.

As escovas, por exemplo, podem ser divididas em três tipos: rasqueadeiras, para pelagens lisas, fofas e longas; escova de pinos, para raças com dupla pelagem; e escova de cerdas, para pelagens curtas.

Os xampus também devem ser escolhidos de acordo com a raça, levando em conta todas as particularidades. Uma das indicações do profissional é a linha de produtos da Perigot, chamada de Olive Care, pelos extratos de óleo de oliva que proporcionam um processo de antioxidação da pele. Diversas outras marcas também conseguem garantir a limpeza adequada sem desrespeitar o pH ou agredir a pele.

A hora da secagem é muito importante e deve ser feita com muita atenção e cautela. Se possível, sempre dar preferência para que a atividade seja realizada por um profissional, evitando a proliferação de fungos e bactérias decorrentes da umidade da pele.

"Uma dica bem legal para saber se o pet está seco ou não é passar a costa dos dedos na pele dos animais. Por incrível que pareça, essa região é sensível e consegue identificar a umidade", sugere Samuel. Existem procedimentos que, quando alinhados a essas etapas essenciais, podem resultar em pelos dignos de comerciais.

Pensando além da estética, existem técnicas como o carding, que consiste em mesclar o uso de de aparelhos, pedras vulcânicas e outros materiais para desobstruir o folículo capilar, aumentando a ventilação da pele, evitando foliculite e a disseminação de fungos e bactérias. Para cães com os pelos lisos e compridos, a técnica oferece ainda mais benefícios, reduzindo a quantidade de nós da pelagem.

Cronogramas capilares também podem ser feitos para avaliar o nível de porosidade, garantindo brilho, força e hidratação. Quanto mais especializado e profissional o local em que você leva o pet, mais serviços desse tipo podem ser oferecidos. A lista é longa e dentro dela podemos encontrar cauterização, queratinização, outros tipos de carding, hand-stripping e muito mais.

A dermatologista finaliza falando sobre a alimentação, um ponto que não pode ser deixado de lado quando estamos tratando de saúde e aparência da pele dos pets. Essa deve ser sempre balanceada e equilibradas, priorizando sempre alimentos naturais. 

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • A veterinária Cristina Samarco em uma consulta dermatológica
    A veterinária Cristina Samarco em uma consulta dermatológica Foto: Arquivo pessoal/Cristina Samarco
  • Loki durante a escovação
    Loki durante a escovação Foto: Arquivo pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação