Medicina

Cirurgia para hidrocefalias é destaque em congresso de neurocirurgia

O 20º Congresso Brasileiro de Atualização em Neurocirurgia, que se encerra neste sábado (10/9) traz novidades nos tratamentos cirúrgicos para doenças cerebrais

Reunindo neurocirurgiões, residentes, estudantes de medicina e pessoas interessadas em temas relacionados ao cérebro, ocorreu, nesta semana, o 20º Congresso Brasileiro de Atualização em Neurocirurgia, realizado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).

Entre os dias 7/9 e 10/9, os profissionais se reuniram no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, para palestras, debates e workshops, nos quais apresentaram uma série de novidades no que diz respeito aos tratamentos e protocolos referentes às doenças neurológicas.

Saiba Mais

Os principais temas abordados foram o tratamento cirúrgico das hidrocefalias, tumores das vias ópticas, opções de reconstrução da base do crânio, cisto de Rathke, hidrocefalia crônica na infância, mielomeningocele, tumores da coluna vertebral em crianças, entre outros.

Em atividades interativas, com discussões clínicas e temas voltados à prática ambulatorial e hospitalar da especialidade, os neurocirurgiões e estudantes tiveram contato com o que existe hoje de mais moderno nas intervenções cirúrgicas no cérebro, tanto nacional quanto internacionalmente.

Saiba Mais

Nicollas Rabelo, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), comenta que um dos destaques do congresso foi a inovação molecular e clínica, além da demonstração do uso de aplicativos de realidade aumentada e de inteligência artificial em neurocirurgias.

Com mais de 300 trabalhos científicos aceitos no evento, a oportunidade de atualização profissional e o networking surgem como oportunidades que prometem beneficiar, em última e principal instância, os pacientes.