Atire a primeira pedra quem não sentiu saudades de reunir-se entre amigos para celebrar. Afinal, os últimos dois anos não foram fáceis para ninguém. Agora, com a possibilidade de comemorar aniversários, casamentos ou formaturas, muitos se perguntam sobre o que vestir para as ocasiões. O que foi tendência no início de 2020 ainda está em alta? De que forma a pandemia interferiu na forma como nos mostramos e festejamos?
Para a professora e consultora de imagem e estilo Raquel Caixeta, esse momento de stand by trouxe a oportunidade de refletir sobre o que, de fato, é importante em nossas vidas. "Fizemos uma 'faxina' (interna) que repercutiu não apenas em nosso comportamento, mas no guarda-roupa também", pontua. Assim, a prioridade passou a ser o bem-estar pessoal e o resgate da própria identidade.
Saiba Mais
Observa-se a valorização de peças antigas, que contam histórias, trazendo o "revival" das pedrarias, das peças "handmade" (crochê e tricôs) e de adornos, como os broches "da vovó". Para quem aprecia um estilo mais dramático, vale optar por roupas com volume, silhuetas marcadas, bordados contrastantes e inspiração futurista. Para as mais românticas, looks fluidos, com mangas bufantes, babados e transparências são uma ótima aposta.
Night luxe
O conceito de luxo foi ressignificado, não se restringindo mais às peças de valor elevado, que, por vezes, poderiam trazer a falsa sensação de pertencimento e felicidade. Desta vez, o brilho, o metalizado e a transparência entram em cena, mas como sinônimo de felicidade e entusiasmo pós-pandêmico. Essa é a ideia do night luxe, estética dominada pelo sentimento de hedonismo e pelo glamour, que conta, ainda, com saltos altíssimos e peças de lurex, paetê, glitter, cetim, plumas e couro.
E nada de restringir essas opções apenas às comemorações noturnas. O interessante é investir em roupas que possam ser usadas em diversas ocasiões, tanto de dia quanto à noite. Mas, para quem ainda sente receio em se arriscar, Raquel sugere, para os eventos diurnos, tecidos leves, cores cítricas (lembra da moda dopamina?) e estampas florais que resgatam nossas raízes e reflitam a diversidade dos nossos biomas, como aquelas inspiradas no Pantanal.
Além dos vestidos e do brilho
Para Rafaelli Antes, consultora de imagem e estilo e analista de coloração pessoal, a moda está cada vez mais democrática. "Por isso, as marcas têm trazido tendências diversas, que podem se enquadrar nos mais variados estilos." Logo, para quem deseja abrir mão dos vestidos, é pertinente considerar, por exemplo, os conjuntos e os macacões, que, em tecidos planos e lisos, tendem a ser mais formais que os estampados.
Alfaiataria e cores neutras são clássicos e sempre terão espaço, dado que chamam menos a atenção. Para sair do básico com neutro, aposte em texturas, bordados e recortes. Via de regra, o mais importante é entender o seu estilo e escolher as peças de acordo com a sua personalidade e com o que deseja comunicar em determinada ocasião.
Acessórios e sapatos
Os metalizados podem ser combinados facilmente com o restante da composição, enquanto as pedrarias podem trazer mais cor e presença para o look festa. Caso o vestido não tenha muita informação (cores, texturas, bordados…), vale apostar em sapatos com bordados e texturas diferentes. "Teste combinar colorido com colorido — por exemplo: um vestido rosa com um colar de pedras verde esmeralda. As possibilidades são enormes, mas sempre partem do entendimento de estilo. O mais importante é se sentir confortável com a escolha", finaliza Rafaelli.
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte