BELEZA

Tatuagem: saiba como deixar o desenho e a pele bonitos por mais tempo

Tomando alguns cuidados especiais com a pele, é possível manter a cor, os traços e evitar que as tattoos desbotem com o tempo

Giovanna Fischborn
postado em 11/09/2022 07:00 / atualizado em 12/09/2022 14:22
 (crédito: Eduardo Baqui)
(crédito: Eduardo Baqui)

Ao longo da história, tanto povos do Oriente quanto do Ocidente usaram desenhos no corpo com diferentes finalidades, de ornamentação a rituais religiosos. Hoje, tatuar é uma prática popular. De lá para cá, as técnicas mudaram e houve também avanço no que se sabe sobre cuidados com a pele. E ainda bem — é que, mantendo a cútis saudável no local da tattoo, a arte, eternizada, fica bonita por mais tempo.

Segundo o tatuador Eduardo Baqui (@baqui_tattoo), todos os estilos de tatuagem requerem atenção. Pode-se dizer que a do tipo fine line (traços finos) mais ainda, porque é fácil de engrossar. Ele lembra que é natural as coloridas desbotarem com o passar dos anos, independentemente da cor que forem feitas. Outras variáveis a serem consideradas para a "vida útil" do desenho são a qualidade do pigmento e da técnica.

Feita a tatuagem, o pós-imediato é definidor do resultado final. Entre as recomendações, Eduardo elenca suspender atividades físicas por pelo menos uma semana, evitar contato com animais de estimação, porque a pelagem pode causar irritação, e não usar roupas que apertem o local tatuado — prefira peças leves! E, por causa do potencial inflamatório, é melhor fugir de refeições muito gordurosas.

Falando da superfície da tattoo, é necessário limpar bem a pele, sem gerar atrito. A dermatologista Fabiana Seidl, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, orienta a escolha de um sabonete hidratante, e não esfoliante, inclusive, nem esponjas e buchas, para quem tem o hábito. Afinal, a tatuagem é o resultado de lesões repetidas com a agulha e não precisa de mais pressão.

  • Óleo Corporal Sève Amêndoas Doces 200ml, da Natura (R$ 92,90) Natura/Divulgação
  • Cicatricure® Gel Cicatrizes e Estrias 60g (preço sob consulta) Cicatricure/Divulgação
  • Gel hidratante para pele seca Bio-Oil 50ml (R$ 32, à venda na Sephora) Sephora/Divulgação
  • Cicaplast Baume B5, de La Roche-Posay (preço sob consulta) La Roche-Posay/Divulgação
  • Hidratante Bepantol Derma Creme Multirrestaurador (preço sob consulta) Bepantol/Divulgação

A hidratação é a máxima nos cuidados a curto e longo prazos. A médica sugere também o uso de um creme reparador de barreira. A intenção não é desmanchar a casquinha que se forma na região da pele, mas aplicar uma camada leve para reparar, como o nome sugere. "E quanto mais essa crostinha cair sozinha, melhor tende a ser o resultado. Por isso, não é legal coçar nem ficar mexendo", salienta. Além da aplicação de loções, opte por tomar, no máximo, dois banhos por dia. 

A exposição ao sol, quando se tem tatuagem, é outro ponto de atenção. "Há um dano relacionado à radiação ultravioleta, que consome o pigmento", explica. Nos primeiros dias de tatuagem, evite o sol a todo custo. Com o desenho cicatrizado, use filtro solar com fator de proteção 50 ou mais alto.

Atenção para a aplicação ideal. O certo é que o produto esteja na pele já por alguns minutinhos antes de se expor à incidência solar. É importante também reaplicá-lo a cada uma hora e meia.

Pensando nesse risco de minimizar a cor ou o traçado, não entre na água nos primeiros dias — piscina, lago ou mar. Mesmo com a tattoo cicatrizada, a água e o sol podem ajudar a região a ressecar, o que reforça a necessidade de mantê-la sempre hidratada. Ainda assim, Eduardo Baqui esclarece que toda tatuagem pode passar por retoque, desde que a necessidade tenha sido avaliada pelo tatuador.

Tratamentos para evitar

De acordo com Fabiana Seidl, costuma-se suspender o uso de ácidos com a tatuagem recém-feita, devido à descamação intensa que causam na pele. A orientação vale para produtos com função clareadora ou demais tratamentos, como ácidos para amenizar estrias.

No local tatuado, também não é possível receber sessões de laser — seja para remoção de manchas, seja depilação. A justificativa é que a técnica funciona tendo o pigmento como alvo e, sendo a tatuagem um pigmento, o laser pode atingi-la ou deixar bolinhas no local.

Pessoa fazendo tatuagem
Pessoa fazendo tatuagem (foto: STR / AFP)

Elas mudam com você

E não tem jeito. Com os anos de vida, a pele estica, volta, muda. E a tatuagem também. "A distorção ou não da arte depende da produção de colágeno, mas não é possível prever se acontecerá", afirma a dermatologista. Um exemplo é que, na mulher grávida, uma tattoo feita na barriga pode mudar ao longo da gestação e depois de dar à luz, a depender da flacidez ali.

Uma dica simples é abusar, durante esse processo, de óleos com propriedades hidratantes, como o de amêndoas, coco ou o de girassol, que é cicatrizante. Em alguns casos, métodos que estimulam a produção de colágeno podem ajudar a tatuagem a não sofrer tanto.

"Um outro jeito de pensar é que você eternizou momentos, inspirações, belezas, todas em forma de arte na pele. Mesmo com as mudanças estéticas vindas do envelhecer, o significado delas permanece", completa o tatuador

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação