Estamos em agosto e, como de costume, Brasília entrou em alerta laranja. Emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a advertência considera a baixa umidade relativa do ar, que está variando entre 12% e 20%.
E apesar de muitos dos brasilienses estarem acostumados com os efeitos da seca, os cuidados são necessários. Além de beber bastante água e outros líquidos, evitar exposição ao Sol nos horários mais quentes e usar umidificadores, a pele requer atenção extra.
A pele e os lábios ficam ressecados e, além da estética e do desconforto, essa falta de hidratação pode causar ferimentos. Sadi Consati, expert em maquiagem de O Boticário, recomenda algumas mudanças na skincare. Apostar em géis de limpeza mais suaves e investir em séruns e cremes são algumas das sugestões. Preferir produtos com ativos hidratantes, como ácido hialurônico, vitamina B5 e pantenol.
Para minimizar os efeitos da desidratação, Sadi recomenda hidratantes para a área dos olhos com ativos que minimizem o efeito do cansaço. Para os lábios, reparadores com ativos de regeneração celular são uma boa aposta para evitar ressecamentos e rachaduras.
Os dermocosméticos também são recomendados por suas fórmulas mais ricas em ativos multifuncionais. Carlos Correa, gerente de pesquisa e produtos da Mahogany, explica que eles estão em uma categoria intermediária entre o cosmético e o medicamento e têm como objetivo o tratamento e a precaução contra possíveis danos à pele.
"Em caso de pele oleosa, produtos que ajudam a controlar o acúmulo de impurezas e a melhorar o aspecto da região são uma ótima pedida. Já para uma cútis mista, o ideal é fazer uso de produtos que propiciem hidratação e nutrição, mantendo o local sempre limpo", completa.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.