As cores pastéis são a opção número 1 de quem gosta de ambientes leves e delicados. Afinal, elas transmitem uma sensação de paz e aconchego, além de deixarem os cômodos bonitos e elegantes. Mas como usá-las na decoração para não errar?
Muito usadas em quartos infantis, as cores pastéis acabaram conquistando outros espaços da casa. Atualmente, elas são uma tendência na decoração de salas e cozinhas, especialmente banheiros, que pedem um ar de serenidade.
Portanto, veja neste conteúdo como usar paletas em cores pastéis para deixar sua casa mais bonita e atrativa.
O que são cores pastéis?
Também conhecidas como candy colors, ou seja, cores de doces, elas lembram os doces infantis, como o algodão-doce e o marshmallow, pois são delicadas e serenas.
As cores em tom pastel são marcadas pelos tons claros, leves e divertidos. Além disso, proporcionam calma e serenidade aos ambientes.
É interessante lembrar que não necessariamente as cores pastéis são claras. Isso porque há uma variação de tonalidades que podem deixar seu quarto em tom pastel, por exemplo, mais escuro que o usual.
E uma curiosidade é que as cores têm esse nome porque lembram os tons utilizados no giz pastel, que deixa um ar esfumaçado nos desenhos.
Quais são as cores pastéis mais utilizadas?
Se você está pensando em usar e abusar das cores pastéis na decoração da sua casa, veja agora uma lista das cores mais usadas:
- rosa;
- azul;
- verde;
- lilás;
- amarelo;
- cinza;
- marrom;
Qual delas você gosta mais? Lembre-se que as tonalidades podem variar, com composições do rosa mais claro para o mais escuro, por exemplo.
Além disso, você pode combinar os tons pastel com cores mais vibrantes, como um amarelo mais forte ao lado de um bege clarinho.
Principais dicas para fazer uma decoração em tom pastel
Confira agora uma seleção de dicas para a sua decoração em cores pastéis.
- Para fazer uma decoração em tom pastel, primeiramente escolha uma cor base. Ela será usada em todo o ambiente, evitando assim que ocorra um conflito visual no ambiente. Mas isso não quer dizer que todo o cômodo será decorado com a mesma tonalidade, das paredes aos móveis. É possível usar faixas da cor escolhida, porém com diferentes tonalidades e composições.
- Não é preciso repetir os mesmos tons no piso e no revestimento da parede. Aliás, você pode utilizar cores mais escuras, sem nenhum problema. Lembre-se apenas de variar a tonalidade.
- Em relação aos móveis, prefira tonalidades mais escuras, como a madeira ou outros materiais que diferenciam-se da decoração pastel.
- Mesmo com o predomínio de tons pastel, use alguns pontos de cor mais viva na decoração, como um kit de almofadas vermelhas ou amarelas.
- Use a pintura em meia-parede com uma tonalidade mais forte. Por exemplo, você pode pintar suas paredes em verde claro, mas manter uma faixa em verde escuro. Assim, a composição irá causar um efeito visual muito interessante.
Saiba como decorar a sala com cores pastéis
Como você viu até aqui, não é somente os quartos que ficam bonitos com uma decoração com cores pastéis.
Por essa razão, decorar a sala com essas cores deixará o ambiente mais agradável e relaxante.
A dica é começar escolhendo bem o sofá. Se a sua sala é pequena, escolha um sofá menor e em cor clara para dar a impressão de que o ambiente é maior.
Que tal optar pela cor fendi? Ela é uma mistura de cinza com bege que está muito em alta ultimamente. O tom lembra o concreto e foi lançado pela marca Fendi nos anos 30, mas virou tendência agora.
Além disso, você pode usar cores pastéis de apoio nos acessórios, como almofadas, tapetes, cortinas, entre outros.
Veja como as cores pastéis podem dar um toque minimalista na sua cozinha
Se você gosta do estilo minimalista ou escandinavo, que tal adotá-lo na sua cozinha? Afinal, você pode ter uma cozinha com uma base toda branca e tons pastel nos acessórios.
Sendo assim, vale envelopar sua geladeira com a cor pastel preferida ou pendurar utensílios nestes tons.
Assim, os tons pastel e o branco ou o bege que predomina na decoração minimalista deixarão sua cozinha mais leve e aconchegante.