Uma das séries mais indicadas e relevantes da história da Netflix tem o fim marcado para esta semana. Ozark terá a segunda metade da última temporada lançada na próxima sexta. Em sete episódios, o seriado tenta responder as pontas soltas deixadas no final da primeira leva de episódios, que estreou em janeiro deste ano.
A principal das dúvidas do público é o que significa o capotamento visto na primeira cena da temporada, em que toda a família Byrde acaba envolvida em um grave acidente de carro que pode significar o fim de tudo. Teria sido encomendado ou uma coincidência? O que esse problema vai desencadear no restante da temporada que vem a seguir? Essas duas perguntas podem ser cruciais para o fim da mentira criada pelos Byrdes durante os quatro anos que tiveram episódios inéditos lançados.
O que se sabe até agora é que a situação fica cada vez mais complicada enquanto Javi, personagem de Alfonso Herrera, estiver no domínio do cartel. A instabilidade e a impulsividade do agora antagonista da história coloca toda a operação em risco, e o rastro de sangue que ele vem deixando desde que chegou ao lago dos Ozarks pode botar toda a operação de Marty (Jason Bateman) a perder.
A família também precisa se entender, já que cada um está em busca dos próprios interesses. Marty só quer se ver livre de tudo o que começou; a esposa Wendy (Laura Linney) quer usar do poder, dinheiro e influência que conquistaram para apagar o passado criminoso da família; a filha Charlotte (Sofia Hublitz) pretende herdar o papel da mãe e ser mais atuante na vida dupla que vivem; e o filho Jonah (Skylar Gaertner) tem o objetivo de fazer carreira lavando dinheiro como o pai. A situação está insustentável e, para que saiam dessa, é preciso que haja um acordo entre as partes.
A série ainda carrega tensão e mistério e precisa recuperar fôlego, já que a primeira metade da quarta temporada sofreu com criticismo quase que inédito desde o lançamento do primeiro ano, lá em 2017. O trabalho é para um final à altura do que foi a série, talvez a melhor original Netflix já lançada.
Sendo o final condizente ou não, é inegável que Ozark já entrou para história com padrão de alto nível em atuações, questões técnicas e estéticas, direção e, principalmente, roteiro. E dessas qualidades todas, fica uma expectativa, de que Ozark diga adeus levantando o público da cadeira uma última vez.