Tanto para os amantes da natureza quanto para os que estão buscando meios para aumentar a sensação de bem-estar dentro de casa, investir em plantas vivas no banheiro pode ser uma opção prática de harmonizar o lar. Além de trazer boas energias ao cômodo, é possível criar uma decoração moderna com o toque natural.
Guilherme Bussamra e Elisa Fraga, arquitetos à frente do escritório Guel Arquitetos, contam que, ao colocar plantas no banheiro, é importante se certificar de que o espaço receberá um pouco de luz natural ao longo do dia e tenha ventilação, pelo menos o bastante para que a espécie escolhida se adeque ao ambiente. Existem plantas que precisam de luz natural e água em menor quantidade, que são as ideais para espaços menores.
Falando no tamanho do banheiro, a solução que os arquitetos oferecem para esse ambiente com muita circulação e pouco espaço é sempre colocar as plantas em lugares que não atrapalhem a funcionalidade do cômodo.
Suas plantinhas podem ficar muito bem alojadas em paredes, cantos, em cima de bancadas ou até mesmo embaixo de bancadas, em caso de lavabos. Outras opções mais óbvias, segundo Guilherme e Elisa, são colocar as mudas em estantes, prateleiras ou penduradas no teto.
Complementando
Os arquitetos oferecem dicas relacionadas à decoração do banheiro: "Existem cores, texturas, e formas de iluminação que fazem as plantas se destacarem. Por exemplo, cores claras ajudam a planta a aparecer, enquanto as escuras absorvem toda a cor e ela não se destaca. Texturas como cimento queimado também ajudam o verde a se sobressair", explica Guilherme Bussamra.
Saiba Mais
No âmbito da iluminação, luzes quentes posicionadas estrategicamente vão ajudar a destacar o verde e a coloração natural das suas plantas, além de proporcionar um ambiente mais relaxante, que é o ideal para um banheiro.
Os especialistas do Guel Arquitetos não deixam de frisar a importância de coletar informações sobre as espécies adquiridas. Estar atento à quantidade de luz, à iluminação e à água necessária para a sobrevivência da planta vai fazer toda diferença.
Quais espécies escolher?
Juana Martinez é florista parceira da empresa Flores Online e ressalta a importância de compreender que o banheiro é um ambiente úmido e, por isso, cultivar plantas dentro do espaço deve ser uma decisão bem tomada. Algumas espécies demandam mais cuidado, já que são sensíveis às condições adversas de iluminação, temperatura e umidade.
"Escolha plantas que possam ser cultivadas em pequenos vasos. Que caibam em móveis, pias, banquinhos ou diretamente no piso. As melhores opções são cactos, suculentas, orquídeas, lírios da paz e babosa", diz a florista.
Para manter suas plantas saudáveis, leve os vasos a locais arejados e com boa iluminação natural periodicamente. Essa rotina ajuda a planta a fazer o processo de fotossíntese e prolonga a durabilidade. Faça também podas de limpeza e adubação, dessa forma, a folhagem se manterá vívida.
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte