Esqueça a já ultrapassada opinião de que o lugar dos azulejos é na cozinha e no banheiro, servindo apenas à utilidade prática de revestir paredes. Hoje, além de seguir cumprindo essa função, o material é utilizado para criar um ambiente descontraído.
É mais uma opção para quem gosta de morar ou trabalhar em um ambiente repleto de personalidade. As cerâmicas ganharam estampas modernas, texturas, cores e formatos diversificados, além da possibilidade de estar em qualquer cômodo da casa.
Coisa de brasiliense
Caminhando por Brasília é comum encontrar exemplos dos famosos azulejos de Athos Bulcão. A amizade do artista com Oscar Niemeyer resultou em vários presentes para o quadradinho. Os padrões geométricos e coloridos estão presentes em diversas áreas da cidade, fazendo parte da cultura brasiliense.
Assim lembra Alex Claver, um dos arquitetos à frente do Studio 2 Arquitetura: "O azulejo é uma peça superversátil e a cara de Brasília. Traz personalidade ao ambiente". Para o projeto apresentado por Alex e o sócio, Wilker Medeiros, na mostra CasaCor Brasília 2021 foram selecionados azulejos com desenhos de insetos em um traço minimalista.
Alex explica o que motivou a escolha: "No caso do nosso Espaço Tempo, a escolha pelo azulejo Inset, da Decortiles, foi justamente para sair do convencional, por se tratar de uma mostra de arquitetura. A ideia seria causar um impacto no visitante ao entrar no banheiro. Tivemos um feedback muito positivo com relação à escolha do revestimento, e o ambiente marcou a todos que o visitaram", relata o arquiteto.
A dica de Alex é soltar a criatividade e inovar ao utilizar os azulejos em fachadas, salas, cozinhas, banheiros e demais áreas da casa. O arquiteto comenta que existe uma enorme variedade de opções no mercado. Você, com certeza, vai encontrar um estilo que agrade.
Destacando o espaço
As arquitetas Claudia Yamada e Monike Lafuente, sócias no Studio Tan-gram, gostam de utilizar azulejos decorados em seus projetos. Segundo elas, eles têm a vantagem de criar um ponto focal no ambiente. Quando o local é mais neutro, a inserção do revestimento levanta o espaço, criando um ambiente mais descontraído e lúdico.
"As cerâmicas podem ser usadas em qualquer espaço, mas acabamos usando mais em cozinhas, banheiros e áreas molhadas. Se optar por ladrilho hidráulico, é importante saber que a peça mancha fácil e é mais frágil, mesmo com os impermeabilizantes e os hidrofugantes. Não é recomendado usar em áreas de trabalho. De qualquer forma, eles podem ser utilizados em pisos ou paredes de uma área social", dizem as arquitetas.
As especialistas defendem que não existem regras, tudo depende do efeito que você quer dar ao ambiente, para a parede ou superfície que será revestida. Elas percebem que o estilo não faz muito sucesso entre as pessoas que gostam de decorações neutras, contemporâneas e minimalistas, já que o azulejo decorado tem bastante informação.
Mas o fato de ser uma peça menor e repetitiva é justamente o que dá graça ao azulejo, deixando o ambiente interessante. Para quem aprecia o espaço com um ar mais divertido e com um destaque mais impactante, com certeza é uma boa opção.
Ladrilho hidráulico x azulejo decorado
A diferença entre azulejo decorado e ladrilho hidráulico está na técnica de produção. O azulejo decorado pode ser feito de maneira artesanal, quando pintado à mão, ou industrial, com um sistema de impressão pré-configurado que decora o revestimento. Já o ladrilho hidráulico é produzido artesanalmente com cimento e corantes. As arquitetas do Studio Tan-gram indicam que, ao utilizar ladrilhos hidráulicos, é imprescindível a aplicação de um impermeabilizante pois o material é bastante poroso.
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.