As plumas são prova do looping que o mundo da moda vive, com estilos sempre indo e vindo. Dos anos 1920, elas retornaram na década de 1960 e renascem agora, mais uma vez. Quando estão nas mangas, na barra da calça ou na bolsa, ficam sutis para o dia a dia. Mas não estranhe se vir por aí looks inteiros com plumas, principalmente as coloridas. Essa tem sido uma aposta das mais ousadas para brincar com as proporções, somar movimento e presença.
Falando em passado, se puxarmos na linha do tempo da moda, as plumas estão posicionadas num contexto aristocrata, quando eram usadas por pessoas muito ricas, como explica Moema Carvalho, professora do curso técnico em vestuário e do curso superior em design de moda do Instituto Federal de Brasília (IFB).
Ela lembra que as plumas sempre estiveram nas fantasias — olha as montagens de carnaval aí. E é essa essência, com pegada lúdica e teatral, que vem ganhando força nas produções atuais. Junto a tanta cor, brilho, estampas e modelagens oversized, é como se fosse de se esperar a vez das plumas, mais um item de respeito nessa lista.
Como usar
Às que desejam apostar na tendência de forma discreta, a consultora de moda Isabel Lira sugere os brincos de plumas, que não interferem na visão do corpo, mas trazem atenção para o rosto. É só jogar um par lindíssimo com um look monocromático.
Em relação às roupas, tenha em mente que as plumas adicionam volume e, claro, direcionam o olhar do outro para onde estão posicionadas. "Há quem goste e há quem vá passar longe. Outras querem vestir e não se importam muito com a proporção, mas é bom lembrar que as plumas têm esse efeito." Se usadas em tops e blusas, dirigem o olhar para os ombros, seios e braços: boa aposta para quem quer levar a atenção para cima e disfarçar o quadril.
Da mesma forma, Isabel ensina que as plumas em blusas de mangas longas, nos punhos, também enfatizam os quadris, pois as mãos, quando descansadas, ficam paradas ao lado dessa região. Outro ponto é que calças com plumas nas barras podem criar a ilusão de achatamento das pernas. Se quiser aliviar esse efeito, escolha um calçado de uma cor parecida com a da barra, para não criar contraste.
Mas, claro, vai do gosto de cada um. "Tem gente que vai querer usar tudo junto. Plumas e estampa, plumas coloridas, e vai se sentir bem. Cada um no seu quadrado e todos conseguem aproveitar", diz a consultora.
Para todos!
A professora Moema Carvalho completa que a tendência pode, sim, vestir todos os corpos: "Não tem mais essa de que para usar as plumas precisa ter um corpo pequeno e magro. E as pessoas estão respondendo a isso de forma divertida".
Elas encorajam quem está na vibe de que "vale tudo" a apostar com força, sem medo. Caso não queira investir muito dinheiro numa peça do tipo, mas quer testar a tendência, dá para comprar o metro de pluma e aplicar em um tênis ou uma calça jeans — fica legal nos bolsos e passadores. Nesse caso, é possível fazer a usar cola quente mesmo. Dá para dar cara nova também para aquela t-shirt antiga, o que vai exigir alguns pontinhos de costura.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.