Crônica

A arte celebrando as mulheres

Maria Paula
postado em 06/03/2022 00:01
 (crédito: Maurenilson Freire/CB/D.A.Press)
(crédito: Maurenilson Freire/CB/D.A.Press)

No dia 8 de Março, quando o mundo inteiro estará celebrando as mulheres, nós, que estamos na capital federal, teremos a chance de participar de uma das mais lindas homenagens: a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob a regência do Maestro Cláudio Cohen, fará uma apresentação especial em homenagem a essa importante data.

As obras tocadas na noite relevam o heroísmo e a vanguarda de algumas das personagens retratadas pelos compositores selecionados. Estão programadas obras de Ludwig van Beethoven — Abertura Leonora III, da Ópera Fidelio. E as Suítes 1 e 2 da Ópera Carmen, de George Bizet.

Leonora é personagem da Ópera Fidelio, de Beethoven. Disfarçada de homem (Fidelio), ela se infiltra na prisão em busca de Florestan, seu marido desaparecido e preso injustamente pelo seu inimigo Don Pizarro. Leonora é uma heroína que, com todo o seu destemor, consegue libertar Florestan.

A outra obra oferecida ao público fala da mulher revolucionária e transgressora que sempre esteve à frente do seu tempo: a cigana Carmen, personagem sedutora da ópera de Bizet. Ela canta que "o amor é um pássaro rebelde que não se pode aprisionar". Carmen é uma personagem que nada tem em comum com a heroína tradicional, pura, sofredora, um joguete nas mãos dos homens e do destino. É amoral, complexa, combina em si traços tanto de heroína quanto de vilã, de uma forma que a coloca acima dos julgamentos da moral corrente.

Após o concerto será exibido o documentário Dulcina, de Glória Texeira, com a atuação de Françoise Forton, grande atriz também revolucionaria falecida recentemente.

Essa bela noite vai acontecer no Cine Brasília, onde tantas mulheres incríveis já passaram tanto na tela quanto no palco durante os festivais de cinema.

Se o amigo leitor tiver a oportunidade de ir, certamente terá uma noite inesquecível; se não, aproveite para homenagear de outras formas as mulheres incríveis que fazem parte da sua vida. Eu tenho feito isso constantemente e me arrisco a sugerir uma ideia: resgate memórias emocionantes, junte fotos antigas, compartilhe com sua mãe e avó, caso ainda estejam entre nós, as lembranças que marcaram sua história!

Convide suas irmãs, filhas, netas ou amigas para curtirem juntos um momento inesquecível.

Enfim, seja lá como for, não deixe que o Dia Internacional da Mulher passe em branco na sua vida. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação