Você já deve ter percebido as mudanças nos desenhos de sobrancelhas que aconteceram nos últimos anos. O design muito fino e arqueado deu lugar a modelagens mais cheias, com formato próximo ao natural de cada rosto.
Na hora de buscar um especialista para alcançar a sobrancelha ideal, é preciso ter em mente que o design que mais combina com seu rosto é o que já está nele. Respeitando a silhueta da face é mais fácil alcançar resultados satisfatórios.
É o que nos conta Josiane Rocha (@ajosianerocha), designer de sobrancelhas no Spa Cynthia Dias e especialista em micropigmentação. Em seus 14 anos de experiência, ela diz ter observado que pouco adianta definir regras e seguir tendências. "A sobrancelha perfeita é a que você já tem! O ideal é otimizar e realçar a beleza de cada rosto", explica a designer.
Mas existe um jeito para se manter sempre na moda: as sobrancelhas grossas. Mesmo com várias mudanças de tendência, esse é sempre o modelo mais marcante e faz muita diferença na moldura do olhar. Para as pessoas com muitas falhas ou pelos finos, é preciso dedicar um esforço maior para alcançar esse modelo mais preenchido. Por isso, as marcas de maquiagem aumentaram a oferta de produtos para a sobrancelha que corrigem os pequenos defeitos e criam um acabamento mais limpo.
"Em último caso, eu indico a micropigmentação para o preenchimento dessas falhas", diz Josiane. "O processo de modelagem da sobrancelha é longo, então, o cliente precisa ter paciência, esperar alguns meses para ver se os espaços não se completam sozinhos. Se a falha permanecer após esse tempo, sugiro a micropigmentação fio a fio, que pode ser feita somente nas falhas ou ao longo de toda a sobrancelha, mantendo um resultado natural."
Irmãs, mas não gêmeas
Quando se observa as sobrancelhas atentamente, as assimetrias ficam bem claras. Mas não se preocupe! A designer de sobrancelhas Isabel Cruz (@isabelcruzbeauty) explica que a intenção é deixá-las parecidas, sim, mas, principalmente, criar uma harmonia no rosto inteiro. E como os nossos rostos são naturalmente assimétricos, a sobrancelha precisa acompanhar esses detalhes de maneira equilibrada.
"Em geral, se a sobrancelha do cliente for caída ou muito rala, o rosto fica totalmente desarmônico. Mas, nos outros casos, existem as técnicas de medição. Geralmente partindo do meio do rosto, usando o nariz como base, para ver as distâncias ideais", explica Isabel.
Como cuidar em casa?
É muito vantajoso investir em produtos e entender melhor, com profissionais, sobre como cuidar das sobrancelhas em casa. As pequenas mudanças e rotinas de tratamento fazem grande diferença no rosto. A designer de sobrancelhas Isabel Cruz dá algumas dicas:
Higienize sempre suas sobrancelhas com sabonete facial.
"Se sua sobrancelha for muito falhada, você pode passar óleo de rícino ou talvez Minoxidil, com moderação, para estimular o crescimento de pelos", indica a designer.
Evite mexer na estrutura da sobrancelha sozinha. Tire somente os pelos que fiquem localizados na região da pálpebra, na testa e entre as sobrancelhas.
"O ideal é que a cliente sempre venha ao espaço fazer a sobrancelha, porque a gente consegue fazer as medições, respeitar a simetria e, em casa, é mais difícil alcançar o mesmo resultado", incentiva Isabel.
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.