Looks all black, acessórios em couro com tachas, rebites ou spikes, correntes e sapatos com solados tratorados. As pequenas doses de cores quentes como vermelho ou roxo se destacam. Na maquiagem, olhos esfumados, delineados dramáticos e batons em tons escuros nunca podem faltar em um visual gótico. O estilo nunca desapareceu, mas suas principais referências voltaram à evidência com tudo, inspirado por músicas, como o heavy metal, os clubes de rock britânicos e demais espaços que fomentam a cultura punk e dark.
Os filmes de super-heróis e vilões também voltaram a explorar bastante essa estética, caso de Batman: O Cavaleiro das Trevas, Malévola, Cruella, um dos sucessos mais recentes da Disney, que conta as origens da supervilã e ícone fashion, Cruella De Vil. A atriz Emma Stone interpreta a estilista no longa, que teve o figurino inspirado no estilo punk rock que se destacou nos anos 1970.
Alguns cantores também têm embarcado na onda. A cantora Anitta lançou recentemente o videoclipe da nova música Boys don't cry, repleto de referências a looks góticos icônicos. Em diversas cenas, a artista usa roupas e maquiagem inspiradas na personagem Lydia, interpretada por Winona Ryder, no clássico filme Beetlejuice — Os fantasmas se divertem, de 1988.
Outra artista que apresentou esse novo lado voltado para o gótico e punk foi Willow Smith. Afastando-se do R&B alternativo com o qual os fãs estavam acostumados, a cantora agradou ao ingressar no mundo do rock com o single Transparent Soul e, posteriormente, no álbum Lately I Feel Everything.
Mais versátil
Lina de Albuquerque, professora do curso de design de moda do IESB, explica que a moda gótica é muito reconhecida por suas cores escuras, que criam uma estética misteriosa. "O que influencia muito esse estilo são as músicas." Segundo ela, o estilo se popularizou nos anos 1980 inspirado pelas referências das subcategorias do rock, como heavy metal e punk, comuns em clubes da Alemanha e Inglaterra.
A professora completa: "O estilo gótico nunca saiu de moda e vai continuar sendo tendência, agora com peças ainda mais versáteis e misturadas com outros estilos".
A consultora de marketing e imagem pessoal Alessandra Campanha é entusiasta da moda gótica. Ela expõe que não só de grunge e punk rock vive o estilo. As influências também vêm do romântico, das pin-ups e até da estética barroca. Misturando tendências é possível compor looks extremamente sombrios, mas também femininos e sensuais.
Para Alessandra, a melhor maneira de suavizar o estilo gótico é escolhendo tecidos nobres para os looks. O veludo, a organza, a renda, os babados e as peças acinturadas destacam a silhueta feminina. "Imagine a personagem Morticia Addams, uma figura elegante que adota decotes generosos e cortes bem justos ao corpo. Essa é uma das maneiras de suavizar o estilo gótico", compara a consultora.
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.