O Natal está batendo à porta e boa parte do espírito de festa é demonstrado na decoração das casas — afinal, é uma data repleta de luzes para se reunir com amigos queridos e familiares em confraternização. A maioria das pessoas gosta de preparar o lar para receber toda alegria, energia e simbologia que as festividades de final de ano promovem. Também é uma oportunidade de os moradores unirem esforços para enfeitar cada ambiente.
Uma dica para envolver ainda mais as pessoas na tradição de decorar o lar para o Natal é realizar projetos artesanais. Além de ser uma opção sustentável, o processo de elaborar os ornamentos com as próprias mãos cria memórias afetivas e adiciona mais magia à data.
A arquiteta Daniela Funari acredita que os projetos artesanais, além de serem sustentáveis, geram economia. Segundo ela, reutilizar plásticos, como garrafa pet e tampinha, traz uma identidade única para a decoração dos ambientes. A profissional afirma que o trabalho artesanal é sempre bem-vindo, e é muito propício que as festividades de Natal tenham a identidade da família, dos moradores e dos entes queridos.
Daniela ainda incentiva: "Hoje em dia, na internet, existem infinitas inspirações. Cada projeto é mais lindo que o outro. E, às vezes, nem se nota que foram feitos com materiais reutilizados. A ideia também de criar um projeto do zero, dar seus toques pessoais e saber que ninguém mais tem um igual é demais!"
Como a arquiteta acredita que a árvore de Natal seja a estrela da decoração, oferece dicas de como criar a sua própria. As sugestões envolvem desenhar com luzinhas natalinas o contorno da árvore na parede, utilizar materiais recicláveis, como papelão, garrafas ou colheres.
"Brincar de fazer árvores de Natal com diferentes formatos e materiais é um ótimo exercício para a imaginação e para as crianças, garantindo, assim, a simbologia lúdica do Natal e as envolvendo na preparação das festividades", defende Daniela.
Elementos da natureza
Além dos enfeites feitos à mão, também é possível investir em elementos naturais para uma decoração natalina simples e sustentável. Uma dica é montar arranjos com galhos secos, flores e frutas. Além de ficar lindo, é uma ideia original para decorar os ambientes e a mesa da ceia.
Para quem já tem em casa plantas naturais maiores, é válido também decorá-las com piscas-piscas e enfeites, promovendo a plantinha que você cuidou durante o ano inteiro à estrela da decoração, no lugar da árvore de Natal feita de plástico.
Fabiana Ungaretti é arquiteta de formação e está à frente do Petit Jardin, uma loja especializada em plantas. Desde o ano passado, ela e o restante da equipe produzem guirlandas artesanais. Este ano, introduziram ao catálogo velas e plantas já decoradas com arranjos secos, em vez de bolas de plástico.
"O processo de produção das guirlandas leva um tempo, por ser feito manualmente, mas não é difícil. A gente faz primeiro o processo de secagem das plantas, aqui na loja mesmo, e cria diferentes arranjos. Depois, para fabricar a guirlanda propriamente dita, usamos uma base de cipó, que já vem pronta, e vamos adicionando ramos de plantas secas. Para prender, usamos umas fibras de sisal e, se for preciso, um pouquinho de cola quente", ensina Fabiana.
Solte a imaginação
É simples encontrar na internet compilados de tutoriais artesanais para o Natal. Além das inspirações, é sempre bom soltar a imaginação para encontrar soluções criativas. Por exemplo, a árvore de Natal este ano pode ser feita com fotos presas na parede e enfeitadas com as tradicionais luzes e estrela no topo — o processo ainda serve para resgatar as memórias de quando as fotos foram tiradas.
Se preferir mantewr a árvore que já tem em casa, os ornamentos feitos de papel, frutas secas e palitos de picolé são uma alternativa para as bolas espelhadas de plástico. O principal é se divertir e exercitar a criatividade!
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte