É inegável que os bichos de estimação fazem parte da família e, muitas vezes, recebem mimos diversos, desde petiscos com sabores exóticos até brinquedos especiais. Nas comemorações de Natal, não é diferente. Pensando nisso, marcas de produtos para cães e gatos desenvolveram brinquedos, roupas e alimentos temáticos. Há opções de cestas completas para eles, com panetones, chocotones e biscoitos, além de acessórios, como gorros, bandanas e cachecóis.
A estudante Thainá Sales é apaixonada por pets e nunca deixa de incluí-los no momento da ceia. "Geralmente, quando é final de ano, damos aos cachorros roupinhas de Natal. Eles sempre ficam presentes, inclusive no momento das fotos" conta. Thainá acrescenta que Nina, Theo e Bethoven também marcam presença nas viagens de fim de ano da família, quando podem aproveitar mais ainda esses momentos de lazer. Por cursar medicina veterinária, a jovem está sempre atenta às lembranças que oferece aos cães, prezando pela saúde e proteção deles.
E essa deve ser uma preocupação de todos os tutores, como alerta a médica veterinária e especialista em clínica médica Patrícia Mendes, da clinica Cinovet. "Sempre temos que ter cuidado quando damos algo novo para nossos pets. No caso de panetones, chocotones e demais sobremesas, não podemos oferecer o mesmo que comemos, pois podem fazer muito mal ao animal" reforça. No caso dos chocolates, por exemplo, há uma substância chamada teobrinima que é extremamente tóxica para cães e gatos, podendo levar até mesmo à morte.
Cautela e atenção
Não somente os alimentos indevidos podem causar malefícios aos animais; acessórios e brinquedos também merecem atenção. A orientação é sempre observar se eles podem engolir algum pedaço, mantendo a supervisão enquanto estiverem com tais itens. Já com relação às roupas, é necessário respeitar o limite de cada um, já que alguns pets não as aceitam bem. Patrícia Mendes recomenda utilizar o reforço positivo ao introduzir essas novidades para evitar situações de estresse.
Além disso, objetos não destinados aos animais podem ser um perigo, em caso de distração dos tutores. Bolinhas da árvore de Natal, brinquedos infantis, sacolas de presentes e outros itens decorativos, caso ingeridos, podem ocasionar problemas graves, alguns necessitando de cirurgia de emergência para remoção, como destaca Thuany Cotta, médica veterinária e professora de clínica médica da Upis.
No que tange ao consumo pelos pets das comidas da ceia, como o peru — com alto teor de gordura — Thuany Cotta adverte: "Neste período das festas de fim de ano, aumenta bastante o atendimento de intercorrências relacionadas à ingestão de alimentos inadequados. Nesses casos, são observados vômitos e diarreias nos animais, que podem levar a doenças preocupantes, como a pancreatite, necessitando de internação". Mesmo aqueles biscoitos e petiscos específicos para eles, que podem ser consumidos, devem ser dados em porções pequenas, sem substituir a refeição principal.
Por isso, é válido reforçar que os cuidados com a saúde dos cães e gatos não podem ser deixados de lado durante as comemorações. Supervisioná-los também é essencial para evitar acidentes. Ambas as veterinárias concordam que, se há no mercado produtos especiais e adequados para os animais, são por eles que os tutores devem optar no momento da compra para garantir o bem-estar dos bichinhos. Pensando nisso, a Revista do Correio separou algumas opções de presentes seguros e divertidos para os pets.
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte