Muitas flores e folhagens ficam mais belas nos dias quentes, mas para garantir o bem-estar das espécies é bom saber como cuidar das plantas no verão. Isso porque os raios solares mais intensos até o mês de março podem secar e murchar as mudas.
No jardim externo ou dentro de casa, as flores enfeitam o nosso dia a dia. Elas dão um colorido especial à decoração e trazem ar puro e tranquilidade. No entanto, se deixarmos de prestar os devidos cuidados no verão, elas chegam a murchar e não brotam mais.
Veja, portanto, algumas dicas que separamos de como cuidar das plantas no verão.
Não se esqueça das regas
As plantas são quase como nossos pets, elas merecem cuidado diário. Apesar de muitas espécies aguentarem um bom tempo sem rega, como o cacto e a suculenta, a maioria precisa de uma ou mais regas por dia.
Nesse sentido, verifique as plantas mais sensíveis e molhe a terra no começo da manhã e no final da tarde. Nunca escolha os horários em que o sol está mais forte, como meio-dia e 15 horas.
O segredo é colocar a mão na terra, seja do jardim ou do vaso. Se os dedos saírem sujos com terra úmida é porque a planta está bem hidratada. Caso contrário, jogue um pouquinho de água.
Prefira deixá-las à sombra
Sombra e água fresca não fazem mal a ninguém, principalmente para as plantas nos dias mais quentes. Por isso, se você tem vasos em pontos que batem muito sol, considere mudar a posição no verão. Varanda, garagem, lavanderia ou pontos iluminados dentro de casa são lugares ideais.
Escolha, portanto, lugares à sombra para deixar sua plantinha sempre saudável e hidratada.
Atente-se às plantas mais sensíveis ao sol
Há plantas que gostam de sombra ou luz solar indireta. Por isso, entenda as espécies que são mais sensíveis do seu jardim e tome mais cuidado com as regas, fazendo-as com mais frequência.
Além disso, se você mantém as plantas em vasos, prefira os de barro que absorvem a água e deixam a plantinha mais úmida durante o dia, quando o calor é mais intenso. Ademais, você pode borrifar água nas folhas para refrescar a planta.
Faça podas constantes
Como dissemos, as plantas exigem cuidados diários no verão. Nesse sentido, preste atenção no estado das suas folhas. Se elas estiverem amarelas, com pragas, secas ou em excesso, faça a poda dos ramos e folhas.
Lembre-se que as plantas ornamentais precisam de podas mais constantes, pois elas precisam receber todos os nutrientes para produzir novas folhas e flores. Você pode molhar as folhas com uma esponja umedecida para reforçar os cuidados nesta época.
Aproveite para refazer a adubação
Entre as dicas de como cuidar das plantas no verão está a adubação. Afinal, é no verão que elas mais precisam de nutrientes. Assim, informe-se sobre como deve ser a adubação das espécies que você tem em casa e mantenha suas flores e folhagens adubadas e hidratadas para passar o verão.
Previna as pragas
Insetos, bichinhos e outras pragas se fortalecem no verão. Por essa razão, é importante prevenir esses perigos.
Desse modo, dê uma boa olhada no vaso, reparando se há pragas na terra, próximo às raízes, e também nos caules. Você pode usar receitas caseiras ou remédios comprados prontos para fortalecer o jardim e afastar as pragas.
Como recompensa a tantos cuidados, suas plantas passarão o verão mais fortalecidas e belas à vista de todos.
Saiba Mais
- Brasil Idosa morre após extrair dente em dentista
- Mundo Ômicron: cientistas descobrem o primeiro sintoma da cepa distinto da gripe
- Diversão e Arte Gabriel Medina e pai biológico passam o Natal juntos depois de 20 anos
- Diversão e Arte Sarah Poncio desabafa sobre mãe biológica de Josué: 'Vítima assim como eu'
- Mundo A múmia de faraó egípcio 'desembrulhada' digitalmente pela 1ª vez
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.