Casa

No aconchego do lar: confira as tendências mostradas pela CasaCor

Para explorar o tema Casa Original, o elenco de profissionais participantes da CasaCor Brasília utiliza elementos acolhedores e convidativos, além de materiais naturais

Por Iara Pereira*
postado em 07/11/2021 08:00
 (crédito: Haruo Mikami/CasaCor/Divulgação)
(crédito: Haruo Mikami/CasaCor/Divulgação)

Com 37 ambientes assinados por 57 arquitetos, designers de interiores e paisagistas, a CasaCor Brasília estará aberta até 12 de dezembro, exibindo as tendências em decoração e arquitetura. A mostra, este ano, apresenta o tema Casa Original. E, para instigar os visitantes a refletirem sobre as potencialidades do lar e propor o resgate da história de seus moradores, o elenco de profissionais propõe o uso de elementos acolhedores e afetivos, além de materiais naturais, como madeira, pedras, palhinha e tecidos.

A arquiteta estreante na CasaCor Daniele Franco foi responsável pelo projeto do Loft Refúgio Urbano. E, para ela, os elementos naturais presentes nos espaços da mostra vieram pra ficar. "Porque a pandemia nos mostrou isso: a importância de valorizar nossa própria casa. E como é bom que, nesse ambiente, você possa também estar junto, conectado com a natureza. Eu acho que isso fez as pessoas resgatarem essa conexão." Confira as seis tendências que mais aparecem distribuídas nos ambientes.

Madeira

Espaço Minha Casa, de Larissa Dias
Espaço Minha Casa, de Larissa Dias (foto: Edgar Cesar/CasaCor/Divulgação)

Provavelmente o elemento mais democrático quando se trata de decoração, a madeira está presente em uma grande variedade de padrões e tonalidades na mostra deste ano. O material gera diferentes efeitos visuais em cada ambiente, mas a sensação de acolhimento é comum em todos os espaços. "A madeira é muito importante na criação do 'ninho'. Eu busquei levar as pessoas para a natureza de novo, então, os tons verde e marrom foram o princípio de tudo. E a madeira está muito presente ali para harmonizar com todos os outros elementos e reforçar ainda mais essa característica de aconchego que um quarto de casal merece ter", conta Vivi Lopa, arquiteta à frente do Studio Tivi e responsável pelo espaço Ninho.

Pedras

Espaço Com Vivência, da arquiteta Cybele Barbosa
Espaço Com Vivência, da arquiteta Cybele Barbosa (foto: Edgar Cesar/CasaCor/Divulgação)

As pedras naturais, quando usadas como revestimento, são capazes de trazer um pedaço da natureza para dentro de casa. Isso valoriza os espaços e os deixa com uma estética muito mais chamativa, diferenciada e capaz de prender a atenção. Nos ambientes da CasaCor Brasília, esse elemento foi utilizado para apresentar ambientes personalizados, com maior sensação de relaxamento.

Palhinha

Um material clássico no design brasileiro, alguns anos atrás, a palhinha era encontrada apenas em assentos e encostos de cadeiras. Na mostra deste ano, podemos vê-la das mais diversas formas e em objetos muito mais variados, como armários, divisórias e cabeceiras — cumprindo sempre o papel de trazer leveza e frescor para o mobiliário.

Fibras naturais

Loft Refúgio Urbano, da arquiteta Daniele Franco, estreante na CasaCor
Loft Refúgio Urbano, da arquiteta Daniele Franco, estreante na CasaCor (foto: Edgar Cesar/CasaCor/Divulgação)

Para completar a lista de materiais em evidência este ano na CasaCor entram em destaque todo tipo de fibra natural. As peças de algodão, seda, linho e lã estiveram na maioria dos espaços. Nos móveis, tapeçarias e roupas de cama, os tecidos naturais foram utilizados para criar espaços íntimos e confortáveis.

Texturas

Espaço Ninho, do Studio Tivi, na mostra de 2021
Espaço Ninho, do Studio Tivi, na mostra de 2021 (foto: Haruo Mikami/CasaCor/Divulgação)

Para todos os lados se vê textura. Azulejos de cerâmica, cobertores de lã, armários com palhinha brasileira, pisos de pedra natural e vidros canelados chamam a atenção não só visualmente, mas também inspiram os visitantes a sentirem o espaço por meio do toque. "Utilizei revestimentos cerâmicos no quarto porque queria mostrar que é possível a gente trabalhar com essas peças também em ambientes mais aconchegantes. E, claro, que, como essas peças são mais frias visualmente, quis juntar com elementos mais quentes e aconchegantes. Por exemplo, a madeira e os tecidos rústicos nos tapetes e na roupa de cama de tricô", explica Vivi Lopa, do Studio Tivi.

Elementos afetivos

Para ressaltar o tema Casa Original, a decoração afetiva esteve bem presente. Os profissionais resgataram móveis e objetos vintage ou herdados de família. Além disso, as fotos dos parentes estavam presentes em diversos espaços, deixando os ambientes mais próximos de um lar. Essa ideia garante que a personalidade dos moradores esteja por todos os lados.

Serviço

Quando: até 12 de dezembro de 2021
Onde: 904 Sul
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 15h às 22h. e sábados, domingos e feriados, das 12h às 22h, com agendamento prévio para visita. Cada visitante tem 2h30 para conferir a mostra
Valores de ingressos: R$70,00 (inteira), R$35,00 (meia para estudante, professor e pessoas com 60 anos ou mais). Desconto de 30% para clientes BRBCARD. Assinantes do Correio Braziliense têm 50% de desconto (desconto válido para compra de até 2 (dois) ingressos por CPF. É obrigatória a apresentação do cartão Clube do Assinante (impresso ou digital) na entrada.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Espaço Com Vivência, da arquiteta Cybele Barbosa
    Espaço Com Vivência, da arquiteta Cybele Barbosa Foto: Edgard Cesar/CasaCor/Divulgação
  • Espaço Canto do Tempo e Alento, criado por Casacam Arquitetura
    Espaço Canto do Tempo e Alento, criado por Casacam Arquitetura Foto: Edgard Cesar/CasaCor/Divulgação
  • Loft Refúgio Urbano, projetado pela arquiteta estreante na mostra Daniele Franco
    Loft Refúgio Urbano, projetado pela arquiteta estreante na mostra Daniele Franco Foto: Edgard Cesar/CasaCor/Divulgação
  • Espaço Minha Casa, projetado por Larissa Dias
    Espaço Minha Casa, projetado por Larissa Dias Foto: Edgard Cesar/CasaCor/Divulgação
  • Loft Refúgio Urbano, da arquiteta Daniele Franco, estreante na CasaCor
    Loft Refúgio Urbano, da arquiteta Daniele Franco, estreante na CasaCor Foto: Edgar Cesar/CasaCor/Divulgação
  • Espaço Com Vivência, da arquiteta Cybele Barbosa
    Espaço Com Vivência, da arquiteta Cybele Barbosa Foto: Edgar Cesar/CasaCor/Divulgação
  • Espaço Minha Casa, de Larissa Dias
    Espaço Minha Casa, de Larissa Dias Foto: Edgar Cesar/CasaCor/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação