Moda e conforto nem sempre caminham juntos. Muitas vezes, em função de uma tendência ou expectativa estética, abrimos mão do bem-estar físico. Quem nunca chegou em casa depois de uma noitada em cima de saltos altos e precisou de cremes e massagens para que os pés parassem de doer?
Uma das mudanças no mundo da moda que já vinha se manifestando e foi exacerbada pelo isolamento social e pelo home office foi a valorização do comfy. Não abrir mão do próprio bem-estar para atender o gosto estético dos outros foi um processo vivido amplamente no último ano. E dentro dessa tendência, os chinelos e sandálias de EVA e com aparência fluffy estão fazendo sucesso.
Ana Carolina Grings, vice-presidente da Piccadilly e responsável pelo desenvolvimento da linha Marshmallow, acredita que a moda comfy não vai embora tão cedo e aposta no sucesso dos calçados aconchegantes. “É o tipo de produto que, depois que você experimenta, não quer mais usar outro, justamente pelo conforto que ele entrega.”
Bruna Lia, estilista da Dijean, corrobora e afirma que a palavra-chave das tendências atuais é conforto. Por dentro da criação da linha Zen da marca, ela revela que a ideia é ter peças versáteis, que podem ser usadas tanto dentro de casa quanto na rua.
“São peças democráticas. Em um país tropical, temos a oportunidade de usar chinelos o ano todo, independentemente da estação. Além disso, os chinelos brasileiros são reconhecidos internacionalmente. Por que não trazer muito mais conforto e dar um ar mais bacana e moderno no calçado mais amado do país?”, questiona Bruna.
Colorido
Diferentemente do que muitos acreditam, investir em peças confortáveis não significa abrir mão do fashionismo ou da beleza. Ana Carolina ressalta que a versatilidade do EVA, material usado nesses calçados, permite que as cores sejam ousadas e diferentes, assim como o design. Ela acrescenta que as soft e candy colors estão em alta, os tons leves e divertidos, trazendo um ar despojado para as produções. Bruna acrescenta que a ideia é alegrar os dias cinzas e deixá-los no passado, investindo em cores frescas e cheias de vida.
O design, que remete a nuvens, algodão-doce e marshmellow, coisas fofas e aconchegantes, permite um visual zen e delicado. Bruna acredita também que os modelos mais volumosos dão um ar de irreverência e personalidade ao calçado.
A praticidade exerce papel importante no sucesso da tendência. Fáceis de calçar, lavar e de combinar, trazem o efeito de “abraçar” e aconchegar a sola do pé enquanto confere liberdade aos dedinhos.
Sustentabilidade
Usado na fabricação desse tipo de sandália, o full EVA costuma ser usado em solados de tênis. Confere leveza, aderência, flexibilidade e absorção de impacto. O material é 100% reciclável, e as produções costumam seguir linhas sustentáveis.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.