Uma das peças mais versáteis da decoração, os pufes podem estar em qualquer ambiente, trazendo uma combinação de funcionalidade e conforto. Ao explorar os diferentes modelos, materiais e tamanhos, é possível trazer mais personalidade aos espaços, mantendo a praticidade.
Os pufes são considerados peças coringas entre decoradores, tanto por ocuparem pouco espaço quanto por servirem a diversos propósitos. Na sala de estar, pode servir como um assento a mais, apoio para os pés e até como mesa de centro. Nos quartos, quando presentes no closet, servem como apoio ou lugar para sentar diante da penteadeira. Na varanda, é ideal para receber mais convidados.
Para Marina Salomão, arquiteta à frente do Studio Mac, pufes são essenciais para qualquer ambiente: “Por ocuparem pouco espaço, podem ficar guardados num cantinho da sala e, quando o uso for necessário, basta puxá-lo. Quanto às suas funcionalidades, são infinitas. Além de completarem o décor do ambiente, podem servir em funções diversas”.
Fugindo do convencional
Por serem peças pequenas, é possível fazer escolhas mais ousadas nas cores e estampas para chamar a atenção e causar um impacto na decoração. Mas é importante manter um equilíbrio. Se o seu ambiente já tem uma variedade de cores, é mais seguro escolher um pufe neutro, por exemplo.
Mas a enorme diversidade de opções não se limita somente às estampas. Os materiais também podem ajudar a manter seu cantinho favorito mais aconchegante e singular. A arquiteta Karina Korn, do escritório Karina Korn Arquitetura, dá dicas. “Quanto aos materiais, depende muito da área que vai ser utilizado. Se for para uma área externa, é legal apostar em materiais resistentes à umidade e ao sol. Se for decorativo, para servir como um apoio no living, podemos apostar nos modelos de tricô, em couro e até tecido.”
Elegância e bom gosto
Não só em casa os pufes são uma boa opção. Em ambientes empresariais, escritórios e consultórios, as peças proporcionam posições extras para que clientes e pacientes se acomodem com conforto enquanto aguardam o atendimento. Por ocuparem pouco espaço, podem ser movidos e posicionados como melhor couber ao local e ajudam a compor um ambiente elegante e receptivo. As arquitetas Karina Korn e Marina Salomão compartilham da opinião de que todos os ambientes se beneficiam da multifuncionalidade dos pufes.
Basta explorar as infinitas possibilidades e se divertir decidindo se seu pufe vai servir também como apoio para os pés, baú para armazenar brinquedos no quarto das crianças, mesa de centro no living ou até móvel lateral.
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.