Fitness & nutrição

Sabores juninos: para comer os pratos típicos sem culpa

Não quer abrir mão das delícias típicas de São João? Especialistas dão dicas de como deixar as receitas mais saudáveis

Uma das principais atrações das festas juninas são as comidas típicas. Afinal, quem consegue resistir a uma pamonha, um bolo de milho, uma paçoquinha ou um arroz-doce? A preocupação é manter a alimentação saudável diante de tantas delícias. “Não existe problema em comê-las, mas, sim, nos exageros. Muitas pessoas se deixam levar pela gula e chegam ao fim da festa com mal-estar”, alerta a nutróloga Karla Confessor.

Segundo ela, dar atenção à receita do prato também é muito importante. “Procure escolher os ingredientes de melhor qualidade e fazer substituições estratégicas, como a manteiga tradicional pela clarificada, o leite comum pelo de coco, o açúcar pelo xilitol, etc.”, afirma a médica, que é pós-graduada pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

Ela explica que essas mudanças vão deixar a comida mais leve. “Ao retirar ou diminuir os ingredientes que são considerados vilões, você poderá aproveitar sem peso na consciência. Evite consumo exagerado de doces, frituras e condimentos, porque não fazem bem à saúde e podem acarretar uma série de problemas, como diabetes, obesidade, pressão alta, entre outros.”

Equilíbrio

A nutróloga Marcella Garcez ressalta que as versões doces dos pratos típicos são, geralmente, carregadas de açúcar. “As salgadas podem trazer farinha e gorduras em excesso. É possível escolher ou preparar versões sem açúcar para as pessoas que têm restrições de consumo, além de incluir ingredientes funcionais às receitas, como farinhas integrais e farelos.”

Ela lembra que as comidas típicas das festas de São João variam de acordo com as regiões do país. “Alguns ingredientes estão sempre presentes, como milho, amendoim, coco, abóbora e batata-doce, mas há outros mais regionais, como mandioca, na Região Norte, e pinhão, no Sul.” Uma coisa é certa: o milho é a grande estrela, de norte a sul do Brasil. É base de vários pratos típicos, como bolo, cuscuz, pamonha, curau, canjica ou mugunzá.

Outro exemplo é o amendoim, principal ingrediente da paçoca e do pé de moleque, o coco, base do bolo e das cocadas, e a batata-doce e a abóbora, das quais são feitos deliciosos doces. Além disso, encontramos pratos regionais, como tacacá, vatapá, caruru, sopa paraguaia, empadão goiano, feijão-tropeiro, pão de queijo, arroz carreteiro e pinhão cozido.

A professora Rayane Carla, 34 anos, ama as comidas típicas de festa junina. “É a melhor época do ano para mim. Gosto de todas, mas as que mais adoro é canjica de amendoim e as variedades de caldos”, conta. Para ela, a forma de deixar essas gostosuras mais saudáveis é trocar alguns ingredientes. “Substituo óleo por azeite ou banha de porco, opto por fritadeiras sem óleo. Mas acredito que tudo é uma questão de equilíbrio, ou seja, nada de exageros”, diz Rayane, que faz mesa posta temática.

Receitas

Reprodução/ali.MENTE.se - Receita de Curau de milho

Curau de milho

Ingredientes
* 6 espigas de milho verde
* 600ml de leite integral
* 400ml de leite de coco
* 1 e 1/2 colher de sopa de fubá de milho
* 1 e 1/2 xícara de açúcar demerara
* 1 pitada de sal
* Canela em pó a gosto (para decorar)
* 1 canela em pau

Modo de preparar
* Retire os grãos do milho rente à espiga com ajuda de uma faca. Bata-os com o leite no liquidificador e, em seguida, coe com uma peneira. Descarte o bagaço.
* Leve o liquido para uma panela em fogo médio e adicione o leite de coco, a canela em pau, o açúcar, o sal e o fubá, mexendo sempre para não empelotar. Facilita usar um fouet (batedor de arame).
* Quando o preparo estiver mais espesso, descolando do fundo da panela, está pronto. Basta distribuir em taças individuais ou em um refratário. Polvilhe a canela em pó e deixe esfriar para servir.
* Obs.: Para as pessoas que têm intolerância ou alergia ao leite, basta substituir por leite de coco.
* Rendimento: 6 porções
Fonte: @ali.mente.see

Paçoca saudável

Ingredientes
* 6 colheres de sopa de amendoim torrado sem casca e sem sal
* 1 colher de sopa de óleo de coco líquido
* 4 colheres de sopa de açúcar de coco, demerara ou mascavo
* 1/3 de xícara de chá de farinha de aveia ou amêndoas

Modo de preparar
* Em um processador ou liquidificador, bata o amendoim até formar uma farinha bem fina. Transfira-o para uma tigela e adicione a farinha, o açúcar e o óleo.
* Misture tudo muito bem com auxilio de uma espátula, até formar uma mistura homogênea. Para moldar a paçoca, utilize um molde no formato que desejar.
* Leve as paçocas à geladeira por 20 minutos e pronto. Sua paçoca saudável está pronta para ser conservada por até uma semana em temperatura ambiente e até 15 dias na geladeira.
Fonte: nutróloga Karla Confessor.

Canjica vegana light, com coco e paçoca

Ingredientes
* 1 xícara de canjica
* 1 litro de água
* 200ml de leite de coco
* 100g de coco ralado
* 1 inhame pequeno cozido
* 1 xícara de xilitol
* 3 paçoquinhas, zero açúcar, esfareladas

Modo de preparar
* Deixe a canjica de molho na água por oito horas. Escorra e leve para cozinhar em fogo médio com um litro de água, até que os grãos estejam cozidos.
* Bata o inhame cozido com 1 xícara de água no liquidificador e adicione à canjica junto com o xilitol, o leite de coco e o coco ralado.
* Deixe apurar por cerca de 10 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Despeje a paçoquinha por cima. Pode ser servida quente ou fria.

Fonte: nutróloga Marcella Garcez

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte