Saúde

Cegueira evitável

Diabetes e idade avançada são as principais causas de perda de visão, que poderia ser prevenida. Exames de rastreamento da retina podem detectar problemas precocemente

O descontrole da diabetes e a idade avançada são as duas principais causas de cegueira evitável no Brasil. Nos casos das não evitáveis, as infecções nos olhos ocupam papel de destaque. Os dados são o resultado de uma pesquisa promovida pela farmacêutica Bayer e pela empresa de big data Ibope DTM, em função do Dia Mundial da Visão, ocorrido no mês passado.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 60% a 80% dos casos de perda de visão são evitáveis e/ou tratáveis. O maior obstáculo é a falta de conhecimento sobre doenças que podem ocasionar a cegueira.

A diabetes descontrolado assume o topo da liderança e é responsável por 65% da cegueira evitável, seguido pela idade avançada — 17%. Entre os pacientes diabéticos, 39% dos entrevistados nunca pensaram na possibilidade de ficar cego, enquanto 30% consideram esse o seu maior medo.

Apesar de a doença metabólica aumentar consideravelmente o risco de problemas oculares, um terço dos pacientes nunca realizou exames oftalmológicos. Um dado alarmante é que metade dos diabéticos nunca ouviu falar na retinopatia diabética, que, segundo o oftalmologista Emerson Castro, do Hospital Sírio-libanês, é a grande vilã no que se refere a problemas oculares relacionados à doença.

Ele ressalta a importância do acompanhamento médico para o diagnóstico precoce da enfermidade e para a prevenção da cegueira evitável. Além da avaliação geral, exames como mapeamento da retina, que avalia o fundo do olho; angiografia, que identifica novos vasos e obstruções; tomografia de coerência óptica (OCT), que recria imagens 3D das estruturas do olho; e fundoscopia, que permite observação dos olhos por meio de um feixe de luz, são importantes para pessoas que integram os grupos de risco.

Segundo a pesquisa da Bayer, apenas 66% de pacientes com diabetes disseram ter feito algum tipo de exame para rastreio de doenças dos olhos. Além disso, um quarto nunca recebeu orientação médica para realizar avaliações da retina. Além da prevenção, a realização de atividades físicas e a alimentação saudável são importantes aliados para evitar a cegueira.