Quando falamos em moda floral, logo vêm à mente composições alegres, supercoloridas e refrescantes. Por esse motivo, o estilo está sempre presente na primavera-verão. “Mas o que pouca gente sabe é que esse tipo de padronagem é atemporal, pode ser usado em qualquer estação”, afirma a consultora de estilo Sarah Braga.
Segundo ela, a moda vem ganhando cada vez mais cores. “Nunca tivemos coleções de inverno e outono tão coloridas quanto nos últimos anos. Assim como o tom, a estampa floral não é exclusividade apenas de primavera. Vale lembrar que os acessórios estão em alta, há variedade de brincos, colares, pulseiras e cintos florais. E calçados com detalhes de flores são a aposta de muitas grifes.”
Para a consultora, as pessoas estão com um olhar mais cuidadoso para o consumo. “E com a moda não poderia ser diferente, então por que abandonar aquela peça estampada do verão passado?”
Para esta estação, as estampas florais podem ser grandes ou pequenas. “Veremos muito, também, as candy colors, ou cores doces. São aqueles tons coloridos e clarinhos que voltaram à moda nas últimas temporadas”, diz Raffaela Prudente, proprietária do Raffa’s Bazaar. De acordo com ela, essas tonalidades estão em diversas peças, desde os terninhos monocromáticos até os acessórios que destacam a produção. “Mescladas ao floral, ficam perfeitos.”
Desde o ano passado, grandes grifes internacionais apostam em estampas florais com desenhos oversized e cores psicodélicas. “Esse tipo de combinação trouxe uma pitada vintage. A ideia é remeter ao floral artístico e mais ousado. Ou seja, aquele de decoração, tipo a capa do sofá ou das cortinas antigas da casa da avó”, detalha Sarah, também especialista em cores e estilos.
Paixão por flores
Existem pessoas que amam estampas florais, e isso pode estar relacionado a gostar da natureza e de uma moda mais sustentável. Esse é o caso da estudante de design de moda Anna Alice Silva Sousa, 26 anos. “Desde criança, observo o formato, as texturas e as cores das flores. Elas nos agraciam com sua beleza e é incrível quando dão frutos e polens. Por isso, uso estampas florais, para associar a elas”, diz.
A jovem explica que costuma usar com uma outra peça de cor única. “Independentemente de a cor ser mais chamativa ou neutra, ela é escolhida a partir de um dos tons da estampa, para dar mais destaque.” A estudante tem uma lojinha on-line de brincos (@dubabassu). “Esses acessórios são feitos a partir de cartões-postais antigos. Há de vários formatos e estampas, e, claro, de flores.”
Padronagem colorida
O mix de estampa floral é super-romântico e traz a qualquer look um ar jovial. Mas há muitas dúvidas de como usá-lo. “O segredo é saber qual é o seu contraste pessoal, ou seja, a diferença entre tons do cabelo, pele, olhos, sobrancelhas e lábios”, explica Sarah Braga, também influencer digital e especialista em guarda-roupa cápsula. “Para conhecer qual seu tipo de contraste (leia quadro), basta tirar uma foto, sem maquiagem, e, em seguida, transformá-la em preto e branco, analisando as diferenças entre os tons.”
Já os acessórios florais dependem do restante do look. É preciso ter um bom senso no uso, pois a roupa tem informação demais. “Nesse caso, o ideal é que as peças sejam mais lisas. As candy colors podem aparecer nos acessórios para dar um respiro ao visual”, diz Raffaela.
Outra dica dela é repetir a cor da roupa nos acessórios. “Se a produção for de mix de estampas, opte por acessórios mais delicados e minimalistas. Dessa forma, o seu visual ficará mais equilibrado.” Em relação ao tipo físico, as pessoas com sobrepeso ou quadris largos devem evitar padronagens com flores maiores. “As estampas menores são a melhor pedida. E, para usá-las à noite, o truque é investir em uma peça sofisticada, que complemente, como um blazer. Particularmente, eu amo misturar florais com peças listradas, fica muito chique e autêntico”, ensina a empresária.
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte