Diversão no lar


Apesar de toda a preocupação que envolve viver uma pandemia mundial, Bernardo Luiz Moraes Moreira acredita que a situação deixou ele e os filhos ainda mais próximos. Pai de Natália, 9 anos, e Rafael, 5, sente que o vínculo entre os três cresceu ainda mais. “Na hora de dormir, principalmente, percebo que estão mais apegados, aumentou muito a conexão”, conta.

Antes do isolamento, as crianças tinham muito mais momentos só com a mãe, apenas com o pai ou até sozinhos, com funcionários. A pandemia fez a família ficar junta em casa por muito mais tempo. “Nós sempre fomos muito unidos, mas saíamos bastante, fazíamos muita coisa na rua”, conta. Os entretenimentos, muitas vezes, envolviam mais pessoas.”

Para Bernardo, a rotina está menos atribulada. Sem horário para levar os filhos à escola e a outras atividades e para buscá-los, o pai acaba enfrentando menos trânsito e tendo mais energia, mais tempo e mais disposição para dar atenção aos pequenos. “Isso, de uma forma geral, deixa a gente mais relaxado. O saldo líquido é que temos mais tempo de qualidade com eles. Esse tipo de correria, de ter horário para tudo, deixa a gente cansado, estressado. Agora, eu tenho o horário para trabalhar, passo menos tempo no trânsito, e o resto é com eles”, avalia.

Isso fez com que Bernardo tivesse, também, que exercitar a criatividade para entreter os pequenos. “A gente faz cookie, bolo”, cita o paizão algumas das aventuras do trio na cozinha. “A gente tenta desenvolver atividades diferentes para manter um interesse e distrair as crianças”, explica. Como resultado, o servidor público tem certeza que os filhos estão ainda mais apegados a ele e à mãe.

Festejos

Até festas só para a família, eles fizeram. Mas com interação dos amigos pela internet. Foi o caso do arraiá. “Colocamos música, compramos uma luz diferente, tipo discoteca. Tudo para brincarmos juntos”, relembra Bernardo. Jogos de tabuleiros e de videogame também têm sido bons aliados.

As crianças até fizeram um canal no YouTube, desejo antigo, especialmente de Natália: “Eu estou passando mais tempo em casa e redescobrindo meus brinquedos. E eu queria tanto ter um canal no YouTube, que o papai e a mamãe deixaram, o Nati Rafa Games”. Embora a maioria dos vídeos seja sobre jogo, há também um sobre um festival de sorvetes que fizeram. Natália vai descrevendo as várias delícias que vai misturar. É de dar água na boca.

 

Ed Alves/CB/D.A Press
Bernardo Moreira tem aproveitado a quarentena para fazer coisas divertidas com Natália e Rafael