A tendência é que a Primeira Turma aceite a acusação por unanimidade, transformando os oito investigados em réus e dando início ao processo penal no STF. - (crédito: Platobr)
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), já tem uma "sentença pronta" contra ele no caso da suposta trama golpista de 2022. Segundo Bolsonaro, Moraes estaria "com pressa" para declará-lo culpado.
"Ele já tem a sentença para mim, 28 anos de prisão. Eu não acho que eles me querem na cadeia, eles me querem morto. É isso que está em jogo no Brasil", disse Jair Bolsonaro em entrevista ao jornal Financial Times.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal começa a analisar, nesta terça-feira (25/3), a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra oito acusados de tentativa de golpe de Estado, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Gustavo Moreno/STF
Esta será a primeira etapa de análises de denúncias por tentativa de golpe de Estado envolvendo a cúpula do governo do então presidente Jair Bolsonaro
Gustavo Moreno/STF
Os ministros vão examinar as condutas dos integrantes do "Núcleo 1", que também foi chamado pela PGR de "Núcleo Crucial"
Gustavo Moreno/STF
Os ministros da Primeira Turma vão avaliar se a acusação trouxe elementos suficientes para a abertura de uma ação penal. Caso a denúncia seja aceita, Bolsonaro e aliados se tornam réus
Gustavo Moreno/STF
Bolsonaro foi ao STF acompanhar o julgamento da denúncia. O ex-presidente estava acompanhado de advogados, entre eles Fabio Wajngarten
Gustavo Moreno/STF
A Primeira Turma é composta pelos ministros Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia
Antonio Augusto/STF
A discussão será feita no âmbito da Petição 12.100, de relatoria do ministro Alexandre de Moraes
Antonio Augusto/STF
O ministro Cristiano Zanin é o presidente da Primeira Turma do STF
Antonio Augusto/STF
O Supremo vai decidir se recebe a denúncia apresentada em fevereiro deste ano pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet
Antonio Augusto/STF
Seguranças utilizaram cães farejadores para fazer uma varredura na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal no dia do julgamento
Gustavo Moreno/STF
O procurador-geral Paulo Gonet apresentou os argumentos da PGR para as denúncias contra Bolsonaro e outros sete aliados
Antonio Augusto/STF
O julgamento do ex-presidente e de outros sete acusados de integrarem o núcleo central da articulação tem início nesta terça-feira (25/3) na Primeira Turma do STF. O colegiado analisará a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e decidirá se aceita ou rejeita a acusação.
Além de Bolsonaro, serão julgados o ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem; o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier Santos; o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres; o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno; o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira; o ex-ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto; e o ex-ajudante de ordens da Presidência, tenente-coronel Mauro Cid.
postado em 25/03/2025 11:43 / atualizado em 25/03/2025 11:44
Cookie Policy
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.