
A Câmara dos Deputados pode, finalmente, votar nesta quarta-feira (19/2) o projeto de lei (PL) 6969/13, que tramita na Casa há mais de uma década. O PL, que busca estabelecer uma Política Nacional para Gestão Integrada, Conservação e Uso Sustentável do Sistema Costeiro-Marinho, está em regime de urgência desde 2018.
Elaborada pelo deputado Túlio Gadelha (Rede-PE), a versão mais recente do texto incorpora diretrizes atualizadas diante dos desafios impostos pela crise climática.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Ambientalistas defendem a aprovação da proposta, argumentando que a legislação é essencial para a preservação dos ecossistemas marinhos e para a adaptação do Brasil às novas realidades ambientais.
Há anos que projeto tramita e passa por revisões. Em 2015, a proposta original foi rejeitada pela Comissão de Agricultura. Posteriormente, ganhou um novo texto, aprovado pela Comissão de Meio Ambiente em 2017. Em 2021, o projeto ainda passou por modificações e ajustes jurídicos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), até chegar ao Plenário.