Atos antidemocráticos

PGR reitera acusação contra PMs do Distrito Federal por 8 de janeiro

Procuradoria-Geral da República pede condenação e perda de cargo de policiais por suposta omissão na segurança da capital federal

Policiais estavam
x
Policiais estavam "alinhados" com "aqueles que pleiteavam uma intervenção das Forças Armadas" e, por isso, teriam sido omissos, diz documento - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, reiterou seu posicionamento e apresentou as alegações finais na ação que mira a suposta omissão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) diante dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 — que culminaram na depredação dos prédios dos Três Poderes. Para o órgão, dois ex-comandantes e cinco integrantes da corporação devem ser condenados pela Justiça. 

A PGR pede condenação e a perda dos cargos ou funções de:

  • Fábio Augusto Vieira — ex-comandante-geral da PMDF;

  • Klepter Rosa Gonçalves — ex-sub-comandante da PMDF;

  • Jorge Naime Barreto — ex-comandante do Departamento de Operações da PMDF;

  • Paulo José Ferreira — ex-chefe interino do Departamento de Operações da PMDF;

  • Marcelo Casimiro — ex-comandante do 1º Comando de Policiamento Regional da PMDF;

  • Flávio Silvestre;

  • Rafael Pereira Martins.

O documento da PGR aponta que os policiais estavam “alinhados” com “aqueles que pleiteavam uma intervenção das Forças Armadas” e, por isso, teriam sido omissos.  

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

“O conjunto probatório reunido nos autos indica que, cientes do caráter violento dos atos e com possibilidade de ação, os denunciados aceitaram os resultados almejados pela turba e aderiram voluntariamente à empreitada criminosa”, afirma Gonet. 

Ainda segundo o procurador, a cúpula da PMDF teve “ciência prévia” do “caráter violento dos anunciados atos antidemocráticos” de 8 de janeiro e se omitiu de propósito. Para a PGR, os policiais militares cometeram os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, deterioração do patrimônio tombado, violação de deveres previstos na Lei Orgânica da PMDF e violação de dever contratual de garante e por ingerência da norma. 

A Procuradoria também pede a perda dos cargos ou funções eventualmente ocupados pelos denunciados.

"O conjunto probatório reunido, especialmente os diversos diálogos, relatórios, imagens, depoimentos, documentos e alertas, indica, com elevado grau de profundidade, a ciência prévia dos denunciados sobre o caráter violento dos anunciados atos antidemocráticos de 8 de janeiro", diz a PGR.

Luana Patriolino
postado em 17/02/2025 17:15 / atualizado em 17/02/2025 17:15