PRISÃO

Prefeito é preso momentos antes de assumir cargo no Ceará

Braguinha (PSB) havia sido reeleito em Santa Quitéria. Filho, Joel Barroso, foi empossado como prefeito interino do município

José Braga Barrozo (PSB), conhecido como Braguinha, foi preso nessa quarta-feira (1º/1) momentos antes de tomar posse na cidade de Santa Quitéria (CE). O político havia sido reeleito no município e é investigado por suspeita de envolvimento com uma facção criminosa, que teria atuado em favor da sua chapa nas eleições municipais de 2024.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A prisão, conduzida pela Polícia Federal e pela Polícia Civil do Ceará, se deu em cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Além da prisão, também foi cumprido um mandado de busca e apreensão na casa do prefeito, em Fortaleza (CE).

A chapa presidida pelo filho de Braguinha, Joel Barroso, foi eleita por 7 votos a 6 para presidir a nova Mesa Diretora. Assim, Barroso foi empossado como prefeito interino do município.

"Tendo em vista a decisão oriunda da Justiça Eleitoral do Ceará, que cautelarmente afastou o prefeito e o vice-prefeito eleitos, impedindo o exercício do mandato eletivo, hei por bem dar prosseguimento ao rito de sucessão legal para ocupação do cargo de prefeito da cidade de Santa Quitéria", declarou a vice-presidente da Mesa Diretora, Dra. Emanuela Barbosa.

O vice-prefeito do município, Francisco Gardel Mesquita Ribeiro (PSB), conhecido como Gardel Padeiro, também é investigado no mesmo processo por envolvimento com uma facção criminosa.

"Foi apurado que chefes de uma organização criminosa, com apoio financeiro e logístico de outros investigados, atuaram para beneficiar candidatos específicos no município de Santa Quitéria/CE. Entre os crimes identificados estão ameaças diretas, ameaça a moradores e uso indevido de recursos públicos para atender aos interesses do grupo criminoso", disse a PF em nota.

 

Mais Lidas